Inpa participa de evento nacional que debate C&T nos museus

Teve início nesta segunda-feira a 34ª Conferência do Comitê Internacional de Museus de Ciência e Tecnologia. Inpa apresentará o projeto "Comunidade no Jardim Botânico"

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) marcará presença durante a 34ª Conferência do Comitê Internacional de Museus de Ciência e Tecnologia - CIMUSET - que acontece entre os dias 11 e 17 desse mês no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), RJ.

A Instituição será representada pelo projeto "Comunidade no Jardim Botânico", uma iniciativa da Coordenação de Extensão do Inpa, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços públicos (Semulsp) e Secretaria municipal de Educação (Semed).

O projeto é, atualmente, uma das mais importantes ações de sensibilização ambiental da população de Manaus. Ele surgiu sob a ótica de reforçar os próprios objetivos aferidos à criação do Jardim Botânico de Manaus, cujo principal é conter a pressão urbana causada, principalmente, pelas ocupações desordenadas nas proximidades da Reserva Adolpho Ducke Ducke, localizada nas zonas norte e leste da capital.

O evento coincide com o 60º aniversário do Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo ao qual o Cimuset está vinculado, e com o Ano Nacional dos Museus, instituído pelo Ministério da Cultura. Para os organizadores da ação este é um momento marcante de registro da trajetória dessas organizações que permanecem importantes na promoção da reflexão e aprofundamento das questões primordiais que envolvem os Museus, em particular, de ciência e tecnologia (C&T).

De acordo com Jorge Lobato, um dos coordenadores do "Comunidade no Jardim Botânico", houve uma demanda muito grande de envio de trabalhos, de todo o país, para exposição durante as atividades do Cimuset.

O comitê científico avaliou cada um e apresentou um parecer, via e-mail, atestando a condição de participante ou não. A apresentação do Inpa acontecerá no dia 13/9, às 11:00h, dentro da sessão "Comunicações" cujo tema é "A interação: objetos de Ciência e Tecnologia e o público".

Em 12 min, Lobato apresentará um breve histórico do Inpa, suas linhas de ações e informações sobre a Reserva. A ênfase recairá sobre a contextualização do projeto, seus objetivos e implicações diretas na sociedade manauense, mais especificamente nas 40 comunidades que são atendidas anualmente pelos trabalhos.

Tema Central

O encontro pretende promover uma reflexão sobre o significado da utilização dos objetos de ciência e tecnologia (instrumentos, máquinas e aparatos interativos) nos museus de C&T e, focalizando sua função social, o papel que devem ocupar nas exposições destinadas ao grande público. Na tônica do debate, encontra-se o estatuto do objeto de ciência e tecnologia nos museus e sua apresentação para o público.

Haverá quatro mesas redondas, nas quais serão abordadas os seguintes temas específicos: o papel do museu na configuração das relações ciência e público para a promoção da cultura científica; a atualização dos recursos técnicos e de cognição da comunicação entre ciência e público; o destaque dos objetos de personagens de C&T como revitalizadores de um tempo e de uma identidade; a interação entre objetos de C& T e o público. Ao final de cada uma serão iniciados os debates cujo conteúdo sistematizado será usado em relatório final do evento. Um outro momento será destinado à apresentação de comunicações de experiências.

As apresentações serão feitas em português e inglês, sendo disponibilizada tradução simultânea.

Data: 11/09/2006