Jogar rugby na juventude previne osteoporose

Esportes de alto impacto feitos na idade jovem podem ajudar a evitar o aparecimento da doença mais tarde

Enfim, pesquisas sérias mostram que esportes de alto impacto parecem ter efeito positivo na densidade óssea. Pelo menos é o que dizem os ingleses em um artigo publicado em  fevereiro de 2006 na revista científica “Bone”. Eles levaram a cabo um estudo que comparou exatamente a densidade mineral óssea e medidas corporais entre mulheres que praticavam três esportes distintos.

De acordo com equipe liderada por Elizabeth Egan, do Research Institute for Sport and Exercise Sciences, do Reino Unido, os três esportes que eles escolheram para estudar, de diferentes intensidades de impacto, foram corrida, rugby e netball. Netball é um esporte coletivo, jogado com bola e sete participantes, praticado, principalmente por mulheres, em alguns países como EUA, Inglaterra, Jamaica, África do Sul e Austrália.

Segundo o artigo, embora não haja estudos anteriores sobre a influência desses esportes na densidade mineral óssea em mulheres, “o aumento da densidade mineral óssea tem sido visto em homens que jogam rugby”, particularmente naqueles que freqüentemente expõem muito “braços, pernas, pélvis e coluna” ao contato físico, durante os jogos.

As voluntárias para a pesquisa foram todas  jogadoras universitárias entre 20 e 30 anos de idade. Participaram 30 federadas da União de Rugby, 20 jogadoras de netball e 11 corredoras de longa distância. Além disso, as atletas foram divididas por idade e altura e responderam a um questionário sobre freqüência de treino e experiência no esporte que praticavam. Para estudar as diferenças, um grupo de 25 mulheres que não praticava qualquer esporte (grupo sedentário) foi escolhido e comparado com as atletas.

Os resultados foram interessantes: as corredoras foram as que mais diminuíram massa corporal de gordura e as praticantes dos três esportes mostraram densidade mineral óssea maior que o grupo sedentário, mas nisso o rugby ganhou dos três esportes. “A densidade mineral óssea média foi maior nas jogadoras de rugby em todos os aspectos analisados”, conta  Elizabeth e explica: “o rugby é um esporte associado com uma variedade de esforços diferentes, aparecendo como um dos mais benéficos no aumento da densidade óssea, principalmente quando comparado com a corrida de longa distância, cujos esforços são repetitivos”.

Diante dos fatos, os pesquisadores alertam para a importância de se saber a medida da massa óssea em mulheres jovens,  “pois isto é essencial para a prevenção da osteoporose”. Segundo eles, controle da massa óssea e da atividade física em mulheres em idade universitária pode reduzir significativamente a ocorrência de osteoporose no futuro. E acrescentam: “os efeitos do exercício na densidade mineral óssea estão especificamente relacionadas ao tipo de atividade desempenhada e ao local do corpo onde o esforço é aplicado. Dessa forma, esportes que ajudam a aumentar corretamente a densidade óssea devem ser incentivados”, dizem.

Data: 08/09/2006