topo_cabecalho
Começa a VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFCG

O Centro de Humanidades da UFCG realiza de desta terça, 12, até a próxima sexta-feira, 15, no campus da UFCG de Campina Grande, a sua VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, cujo tema central será: O Papel das Humanidades na Construção de Arranjos Sociais Menos Excludentes e Mais Preparados para a Diversidade. A abertura acontece ás 9h no auditório do Centro de Extensão da UFCG, com a palestra do professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior, da UFRN, sobre o tema: “A Feira dos Mitos: a fabricação da cultura popular nordestina”.

 

A VII Semana tem em sua programação minicursos, mesas-redondas, grupos de trabalhos, oficinas, conferências, comunicações, lançamentos de livros e apresentações artísticas. Poderão participar professores, estudantes e funcionários, além de pessoas interessadas.

 

De acordo com o Diretor do Centro de Humanidades, professor Lemuel Guerra, o evento pode ser considerado uma oportunidade privilegiada de circulação da produção acadêmica do Centro de Humanidades. “Este evento busca despertar o interesse discente pela pesquisa e extensão, além de representar uma ocasião em que os estudantes exercitam habilidades de exposição e discussão de projetos de pesquisa e de trabalhos”.

 

O professor Lemuel afirma que “este é um momento em que também paramos para pensar sobre o papel das Humanidades dentro e fora da Universidade, o que pode contribuir para rever e redefinir rumos e desafios nesse momento em que algumas questões tais como a da diversidade e da inclusão social têm se colocado na ordem do dia”.

 

Projeto Pilões estará presente na VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do CH

 

O Projeto Pilões: Desenho Industrial e tecnologia apropriada, uma intervenção sistêmica em assentamentos rurais, que envolve as unidades acadêmicas de Desenho Industrial, Ciências Sociais, Economia e Engenharia Agrícola da UFCG, estará presente na VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto é desenvolvido em assentamentos da Região do Brejo da Paraíba, onde são realizadas ações integradas para geração de tecnologias apropriadas nos assentamentos de reforma agrária, as quais são voltadas aos jovens e às mulheres com o objetivo de gerar alternativas de trabalho e renda.

 

O Projeto é coordenado pelo professor Luiz Eduardo Cid Guimarães, da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, que trabalha a parte de desenho industrial direcionada para tecnologia apropriada. Também participam do Projeto os professores Edgrad Malagodi, que atua em atividades de pesquisa e extensão em agricultura familiar e desenvolvimento territorial, Lelian Cruz Dantas, que faz ações sobre pesquisa e extensão em desenvolvimento local sustentável, Jogerson Pinto Gomes Pereira, que executa a parte do processamento natural de frutas e Agroecologia, e, finalmente, a professora Merilda Menezes, que oferece seu apoio para questões envolvendo a juventude rural e migrações.

 

Todo o apoio dos professores conta com a presença dos estudantes Flávia Maria Silva, Priscila Lima Araújo, Genilson Farias, Louise Brasileiro e Janaína Nunes Aragão.

 

Ações mais relevantes

 

Dentre outras atividades de destaque do Projeto, o seu coordenador, professor Luiz Eduardo ressalta a construção de protótipo de uma bomba d´água movida a pedal, o beneficiamento de castanha de caju e de banana (banana passa), e o Projeto de embalagem para comercialização de produtos processados no assentamento: bijuterias, bananas passas e artesanato.

 

Uma das conclusões mais importantes do Projeto Pilões, é a abertura de espaço para professores e estudantes dos departamentos envolvidos para que eles participem de uma linha de pesquisa e de ação comunitária bastante promissora, pois concilia os conhecimentos acadêmicos com as demandas das famílias assentadas, que lutam para ter boas condições de trabalho e de vida. O professor Luiz Eduardo diz que “todos juntos buscamos contribuir para o desenvolvimento rural sustentável”.

 

Saiba mais sobre o Projeto da Máquina de bombeamento desenvolvida na UFCG, a qual foi exibida na 1ª Bienal Brasileira de Design, ocorrida em São Paulo

 

(A matéria abaixo foi publicada no informativo online Em Dia, da UFCG, no dia 23 de junho de 2006)

 

Máquina de bombeamento desenvolvida na UFCG é exibida na 1ª Bienal Brasileira de Design

 

A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG está participando da 1ª Bienal Brasileira de Design, que está acontecendo na Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, até o próximo dia 6 de agosto. No evento, a estudante do curso de graduação em Desenho Industrial, Izabel Arruda de M. Rocha, que é bolsista de Iniciação Científica do CNPq e orientada pelo professor Dr. Luiz Eduardo Cid Guimarães, da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial - UADI, do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, da UFCG, apresenta uma unidade móvel de bombeamento movida a pedal, que está sendo testada nos assentamentos de Reforma Agrária no município de Pilões - PB, mais especificamente no assentamento de Redenção. Após conhecer o projeto, a curadora da Bienal, Marili Brandão, convidou os autores para apresentá-lo entre as 600 peças de design de produto e de comunicação, expostas no evento que acontece na capital paulista.

 

O desenvolvimento do projeto, denominado Unidade Móvel de Bombeamento móvel movida propulso humana, recebeu apoio da empresa campinense Laboremus, que trabalha com a comercialização de máquinas agrícolas.

 

Saiba mais sobre o projeto

 

O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Desenho Industrial e Desenvolvimento Sustentável – GDDS, que é um grupo de pesquisa da UADI / CCT / UFCG, campus de Campina Grande - PB. Também fazem parte do projeto professores da Unidade Acadêmica de Economia e Unidade Acadêmica de Sociologia, ambas do Centro de Humanidades da mesma Universidade.

 

O equipamento foi projetado para uso em assentamentos rurais onde é necessário bombear a água de diversas fontes como, por exemplo; poços, açudes, caixas d’água etc. A aquisição e o uso do equipamento serão compartilhados entre os assentados, e o equipamento tem um custo considerado pequeno pelos seus autores.


Data: 11/09/2006