UFCG vai concorrer com três melhores trabalhos na 4ª Edição do Prêmio Destaque do Ano de Iniciação Científica promovido pelo CNPq

A UFCG irá participar em 2006 com três projetos que concorrerão ao Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, a mais nova premiação concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, e que foi criado em 2003. A informação é do Coordenador Geral de Pesquisa da UFCG, professor Dr. Mário Eduardo R.M. Cavalcanti Mata (foto), que também responde pela Coordenação do Programa Institucional do PIBIC.

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica tem por objetivo reconhecer os trabalhos de destaque entre os bolsistas de iniciação científica do CNPq, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.

Para 2006, foram consolidadas duas parcerias, uma com a Eletrobrás-Procel e a outra com o British Council, proporcionando ao Prêmio, sem dúvida, uma maior visibilidade no meio acadêmico, notadamente junto aos estudantes universitários brasileiros.

O professor Mário Mata diz que é importante a participação da Universidade nesta 4ª edição do Prêmio Destaque do Ano de Iniciação Científica, “quando a UFCG apresentará os 3 melhores trabalhos selecionados nas grandes áreas temáticas do CNPq: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes”. Segundo o professor, esta seleção foi realizada pelo Comitê Institucional do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFCG), o qual é coordenado por ele.

Os trabalhos selecionados em 1° lugar, e que estarão concorrendo à premiação dentro da 4ª Edição do Prêmio Destaque do Ano de Iniciação Científica, são: na Área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o Projeto: Reciclagem de resíduos de caulim e granito para uso em composições de massas para produção de cerâmicas convencionais de baixo custo, que tem como bolsista o estudante, Felipe de Freitas Farias, do curso de Engenharia de Materiais, do Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, campus de Campina Grande, e que foi orientado pelo professor Dr. Gelmires de Araújo Neves, enquanto a co-orientação foi da professora Dra. Lisiane Navarro de Lima Santana.

O segundo Projeto é da Área de Ciências da Vida e tem como título Estudo da atividade biológica do Neem (Azadirachta indica) no combate ao mosquito Aedes aegypti, cujo bolsista é a estudante Andréia Vieira Pereira, do curso de Medicina Veterinária, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural – CSTR, campus de Patos, que foi elaborado sob orientação do professor Dr. Onaldo Guedes Rodrigues. O último projeto a ser submetido à apreciação dos integrantes que irão julgar o Prêmio, é da Área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, e recebeu o título de Olhares sobre a historiografia antiga: Um diálogo com Tito Lívio, da bolsista e estudante Michelly Pereira de Sousa Cordão, do curso de História e Geografia do Centro de Humanidades – CH, campus de Campina Grande. A orientação deste Projeto foi da professora Dra. Marinalva Vilar de Lima.

Saiba mais sobre o CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq foi criado no início da década de 50 e hoje conta com ações consolidadas como é o caso do incentivo à iniciação científica.

Uma das mais destacadas ações do CNPq é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (iniciado na década de 90), que tem como objetivo central despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação da Universidades públicas e particulares brasileiras.

No ano de 2003, o CNPq lançou o Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica.

Em 2004, o CNPq criou uma nova modalidade de bolsa: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Jr. - PIBIC Jr., possibilitando inserir nos meio acadêmicos e científicos alunos do ensino médio, por meio de parcerias com instituições de pesquisa e de ensino superior e com as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia ou Fundações de Amparo à Pesquisa dos vários Estados brasileiros.

Estas ações do CNPq têm como objetivo proporcionar, em milhares de jovens estudantes, o despertar do interesse à carreira de cientista.

Acesse o site www.cnpq.br e conheça em detalhes todas as ações do CNPq.

Data: 07/09/2006