Região costeira da Paraíba terá novo período de marés altas neste sábado

O Projeto CAMISA (Clima do Nordeste e do Atlântico Tropical e o Monitoramento dos Impactos no Semi-Árido), cujo Secretário Executivo é o professor e meteorologista Manoel F. Gomes Filho, da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, enviou para a Assessoria de Comunicação da Universidade, um alerta sobre um novo período de marés altas que está previsto para acontecer nas áreas costeiras da Paraíba, no horário da madrugada deste sábado, 9, com altura máxima registrada às 5h11min da manhã. A previsão é da Marinha Brasileira e da Real Marinha Britânica. As ondas atingirão valores de 2,80 metros, segundo os registros feitos nos equipamentos das duas Marinhas. Esta previsão também foi visualizada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.

O meteorologista disse que esse novo período, que coincidirá com a fase da lua cheia, poderá trazer dificuldades para residentes em casas à beira mar, assim como comerciantes dos bares da orla marítima, uma vez que as previsões das alturas das ondas no mesmo período apontam para valores altos, cerca de 3 a 4 metros e ventos de leste sudeste que contribuirão ainda mais para complicar a situação, caso as previsões sejam confirmadas.

Data: 08/09/2006