UFCG constitui comissões para avaliar progressão à categoria de professor associado

Docente deve encaminhar protocolo em seu campus

Instituídas pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, em Resolução do último dia 28 de agosto, as bancas examinadoras para avaliação de desempenho acadêmico dos docentes da Universidade para progressão à categoria funcional de Professor Associado – classe recém-criada pelo Ministério da Educação, com gradação de quatro níveis, entre as de Adjunto e Titular - já estão recebendo os processos para apreciação. O professor deve entrar com documentação no protocolo central no campus onde está lotado.

Foram constituídas duas comissões para as bancas examinadoras. Uma delas analisará os processos do Campus de Campina Grande e a outra, os oriundos dos demais campi da UFCG. Elas são, respectivamente, presididas pelos professores titular-doutores Marco Aurélio Soares Souto e Daniel Cordeiro de Morais Filho, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística.

Como pré-requisitos para postular a ascensão à categoria de Associado, nível I, o professor deve ter no mínimo dois anos na classe de Adjunto, nível IV, e possuir título de Doutor ou Livre-Docente. Mas, só com a provação do desempenho acadêmico pela banca examinadora - nos termos das Resoluções N° 12 e N° 13 do Colegiado Pleno, que regulamentam o processo - a progressão funcional será efetivada, com retroativo a 1° de maio deste ano  para os que naquela data já atendiam aos requisitos.

Veja aqui as Resoluções N° 12 e N° 13.

Em comunicação aos diretores de Centro da Universidade, os presidentes das comissões recomendam alguns procedimentos para que os trabalhos de avaliação sejam dinâmicos, entre eles: a unificação dos relatórios; utilização de arquivos anexos para o registro das atividades – com documentos comprobatórios de cada uma delas, mencionando sua localização no processo – e as agrupando na ordem dos critérios de análise. Como também, a encadernação do mesmo.

Instruções do Presidente da Comissão

“Como presidente das Comissões das Bancas Examinadoras para avaliação de desempenho acadêmico para classe de professor Associado da UFCG, gostaríamos de RECOMENDAR alguns procedimentos que agilizarão o trabalho da comissão, evitando eventuais atrasos:

1) Como um modelo para unificar os relatórios, usar o arquivo anexo para registrar as atividades;
2) Registrar as atividades e anexar os documentos comprobatórios de cada atividade, seguindo a ordem em que estão dispostas na resolução 13/2006, que regulamenta a progressão funcional para Professor Associado;
3) Ao registrar uma atividade, mencionar a página do processo onde se encontra o documento comprobatório daquela atividade. Agrupar esses documentos como Anexo A, Anexo B, etc.
4) Checar toda documentação, antes de abrir o processo;
5) Encadernar o processo.

Atenciosamente,
Professor Marco Aurélio Soares Souto
Presidente da Comissão no âmbito de Campina Grande”.

Data: 08/09/2006