Pesquisador da UFSC conquista prêmio internacional

Marcelo Victor Wüst Zibetti, doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, ganhou prêmio por proposta para melhorar a resolução de vídeos digitais

Proposta inovadora para melhorar a resolução de vídeos digitais garantiu um prêmio internacional ao pesquisador Marcelo Victor Wüst Zibetti, doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEEL/UFSC).

Ele foi selecionado para receber um dos quatro prêmios oferecidos pela IBM aos melhores artigos produzidos por estudantes para a Conferência Internacional de Processamento de Imagens do IEEE de 2006 (ICIP'06).

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) é considerado a maior associação profissional das áreas tecnológicas do mundo.

Orientado por Joceli Mayer, professor do Depto. de Engenharia Engenharia Elétrica e integrante do Laboratório de Pesquisas em Processamento Digital de Sinais (LPDS), o artigo de Zibetti propõe um aprimoramento nas técnicas existentes para a conversão de vídeos de baixa para alta resolução, reduzindo o número de cálculos e a complexidade computacional geralmente necessários à operação.

Para isso, a tecnologia, chamada de Super-Resolução, usa as informações contidas em imagens com movimento. "Em uma seqüência de imagens aparentemente iguais, existem detalhes quase imperceptíveis aos olhos e que podem ser aproveitados para melhorar a resolução", explica Zibetti.

Segundo o pesquisador, a técnica pode ser empregada na conversão de vídeos para o formato de TV Digital escolhido pelo Brasil.

"É possível aumentar a resolução das imagens que, a princípio, apresentariam baixa qualidade ao serem exibidas nos novos equipamentos de TV". Assim, a Super-Resolução seria uma forma de garantir que vídeos antigos, por exemplo, possam ser assistidos com maior nitidez nos futuros televisores.

O pesquisador ressalta ainda que as técnicas podem ser aplicadas para resolver problemas relacionados a imagens utilizadas em em diversas áreas da Engenharia, Biologia e Medicina.

As inovações propostas fizeram com que o trabalho de Zibetti, intitulado "Outlier Robust and Edge-Preserving Simultaneous Super-Resolution" (Super-Resolução Simultânea Robusta às Oclusões e com Preservação de Detalhes), se destacasse entre cerca de 2 mil artigos submetidos à ICIP/2006.

"Ter o trabalho aceito já foi uma grande vitória. Conquistar o prêmio, uma grata surpresa", afirma o pesquisador, que deve concluir o doutorado sobre o tema em 2007.

Além dele, outro aluno do PPGEEL teve o trabalho selecionado para apresentação no evento: Guilherme Holsbach Costa, orientado pelo professor José Carlos Bermudez.

Os dois estudantes buscam apoio financeiro para participar da ICIP, que ocorrerá em Atlanta, Estados Unidos, de 8 a 11 de outubro deste ano. Pela conquista do prêmio, Zibetti receberá U$ 1 mil.

Data: 06/09/2006