Capes aprova criação de mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação no Inpi

Cursos deverão começar no primeiro semestre de 2007, com turmas de 25 alunos

No dia 22 de agosto, o Conselho Técnico Científico da Capes aprovou a criação do mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Além da análise das propostas e condições apresentadas, a Coordenação também levou em consideração a experiência dos cursos de MBA que já vem sendo oferecidos pelo instituto.

O conselho concluiu que, mesmo não sendo uma instituição de ensino ou de pesquisa, o Inpi, que é uma instituição associada à Abipti, tem as condições necessárias para a criação de um mestrado profissional.

Uma comissão composta por funcionários do instituto, com a colaboração de professores e profissionais da UFRJ, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Uerj, Universidade Cândido Mendes e da Fiocruz já está definindo o formato e os critérios de seleção do mestrado.

Os cursos deverão começar no primeiro semestre de 2007, com turmas de 25 alunos.

O público-alvo é composto por profissionais que já atuam no mercado. Segundo o INPI, a iniciativa justifica-se pela distorção constatada entre os investimentos aplicados nas atividades de pesquisa e desenvolvimento e a carência de cursos sobre propriedade intelectual.

Ainda de acordo com a instituição, a maior parte dos profissionais com doutorado que atuam na área de propriedade intelectual articulada à inovação defenderam suas teses em cursos não específicos da matéria.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no site http://www.inpi.gov.br.

Data: 06/09/2006