Movimento quer melhor ensino: "Compromisso Todos pela Educação" pretende estimular população a reivindicar mais qualidade

Grupo de 180 pessoas, entre empresários, educadores e representantes do poder público, lança nesta quarta-feira o movimento em SP

Um grupo de 180 pessoas -incluindo empresários, educadores e representantes do poder público- lança hoje, em SP, um movimento que visa mobilizar a população a reivindicar uma melhoria da qualidade do ensino no país.

O movimento Compromisso Todos pela Educação é formado por Ministério da Educação, secretários estaduais e municipais e instituições como Itaú Cultural, Instituto Pão de Açúcar, Fundação Bradesco, Instituto Ayrton Senna, Fundação Roberto Marinho e Grupo Gerdau, entre outros.

"Queremos que cada cidadão brasileiro saiba o que é uma educação de qualidade. Hoje, ficamos em último lugar em provas internacionais, mas isso quase não gera repercussão na sociedade", disse José Paulo Soares Martins, da Fundação Gerdau e um dos coordenadores do movimento.

O grupo estabeleceu cinco metas a serem atingidas até 2022, que são: toda criança e jovem de 4 a 17 anos estará na escola; toda criança de 8 anos saberá ler e escrever; todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série; todos os alunos vão concluir o ensino fundamental e o médio; e o investimento na educação básica será garantido e bem gerido.

Para conscientizar a população, o Todos pela Educação pretende fazer inserções na mídia do país inteiro, mostrando essas metas. Além disso, os participantes deverão fazer ações individuais. Bancos, por exemplo, poderão colocar material informativo em suas agências.

Agora, o grupo calcula qual será o aumento orçamentário necessário para se atingir os objetivos. Segundo Martins, há a possibilidade de integrantes do movimento contribuírem financeiramente, mas a maior parte deverá vir dos governos.

O movimento pretende reverter indicadores como a escolaridade média de 4,9 anos no país (ante 8,8 na Argentina) e o número de jovens fora da escola (809 mil entre 7 e 14 anos).

Data: 06/09/2006