Construção da Federal do ABC terá investimento de R$ 96,6 milhões

Nova Universidade funcionará em Santo André

O ministro da Educação, Fernando Haddad, assina nesta quarta-feira, às 15:30h, em Santo André, SP, autorização para o início das obras da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Os prédios do campus serão feitos pela Construtora Augusto Velloso, que venceu a licitação com proposta de R$ 96,6 milhões. O projeto arquitetônico do campus, também objeto de concorrência pública, é da empresa Libeskindllovet Arquitetos S/S Ltda.

A nova Universidade funcionará na Rua Santa Adélia, Bairro Bangu, em terreno com mais de 77 mil metros quadrados doado pela prefeitura de Santo André.

A área construída será de 96.409 metros quadrados dividida, segundo o projeto arquitetônico, em seis blocos. As obras terão início este mês e o prazo de conclusão previsto é de 30 meses.

O projeto de Libeskindllovet Arquitetos S/S divide os espaços em blocos que se comunicam entre si. O bloco A será um edifício administrativo e acadêmico.

A parte administrativa abrigará a reitoria e o setor acadêmico ocupa a maior área construída da nova instituição. Esta parte tem três prédios de três pavimentos cada, onde funcionarão três centros: de engenharia, modelagem e ciências sociais aplicadas; de matemática, computação e cognição; e de ciências naturais e humanas.

O bloco B terá salas de aula e de professores, laboratórios de pesquisa e ensino; o bloco C será um centro cultural com salas de cinema, teatro e biblioteca;

o bloco D abrigará o restaurante universitário; o bloco E será um conjunto esportivo com quadras, piscinas e ginásio poliesportivo coberto; e o bloco F terá um mirante com altura de 100 metros, relógio e reservatório de água.

Data: 06/09/2006