CNPq: edital para projetos binacionais em P&D e inovação

Propostas podem ser enviadas até 14 de setembro

O CNPq divulga o edital para financiamento de projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), no âmbito dos convênios bilaterais de cooperação científica e tecnológica internacional.

Os pesquisadores interessados têm até o dia 14 de setembro para apresentar suas propostas.

Para participar da seleção pública, os cientistas devem estar vinculados a instituições de ensino superior ou a institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros, públicos ou privados, sem fins lucrativos, e com cooperação estabelecida com instituições do mesmo gênero e sediadas no país da instituição financiadora estrangeira.

As propostas aprovadas receberão financiamento no valor de até R$ 2 milhões.

O apoio do CNPq se dará, prioritariamente, aos temas de interesse identificados de comum acordo entre as instituições financiadoras.

A atenção do Canadian Institute of Health Research, por exemplo, está focada em áreas como Ciências da Saúde e Biomédicas (doenças infecciosas, crônicas e degenerativas), Parasitologia, Bioinformática e Farmacêutica.

Já Alemanha, Argentina, Coréia, Estados Unidos, Portugal, Uruguai e Venezuela aceitam projetos na área de Tecnologia da Informação em Comunicação.

A análise e a divulgação dos resultados das propostas serão realizadas até 10 de março de 2007.

Os projetos a serem apoiados pelo CNPq têm prazo de execução estabelecido por cada instituição financiadora estrangeira, que varia entre 12 e 48 meses.

Organizações usuárias da rede acadêmica brasileira - Ipê - poderão interagir mais facilmente com suas parceiras por meio da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas).

A rede Ipê é mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com recursos dos Ministérios da C&T e da Educação, e integra mais de 250 instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

A Clara integra cerca de 15 países da América Latina e possibilita o intercâmbio de pesquisadores desses países com outros da Europa e Estados Unidos.

O edital do CNPq em http://www.cnpq.br/editais/ct/2006/027.htm.

Data: 06/09/2006