Seminário sobre C&T na UFF enfoca combustíveis e Santos-Dumont

O Seminário Ciência, Tecnologia e Inovação terá abertura em 16 de outubro, primeiro dia da Semana Nacional de C&T, abordando como assuntos principais petróleo, gás e biodisel, com ênfase também em Santos-Dumont

Diversos
eventos serão realizados numa programação especial que vai até 23 de outubro, voltada para alunos, pesquisadores, professores e dirigentes de universidades, escolas, empresas, institutos de ensino e pesquisa e demais interessados no tema.

A cerimônia de abertura ocorrerá no Teatro da UFF, às 18h, na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói, com a exposição sobre Santos Dumont e apresentação de vídeo.

Estão previstas as presenças do prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, do reitor da UFF, Cícero Rodrigues, dos secretários de Educação e de Ciência e Tecnologia de Niterói, e de representantes do governo federal e da família de Santos Dumont, dentre outras autoridades.

Como parte das atividades complementares do seminário, haverá feiras de ciência, tecnologia e inovação; dia de portas abertas nas instituições de pesquisa e universidades; visita de cientistas a escolas; debates públicos e exposições, exibição de filmes científicos; mostra de produção acadêmica de professores da rede pública e lançamento dos anais da mostra de 2005.

Antes da abertura, haverá programação no Museu de Arte Contemporânea (MAC) em 14 e 15 de outubro, prosseguindo nos dias 17 e 23, com apresentação de performances, dança e filmes.

A atividade Barca da Ciência mostrará aspectos históricos da Baía de Guanabara, jogos e esquetes interativos.

Haverá ainda dois vôos demonstrativos de um hidroavião na Praia de Charitas, dia 18 de outubro, às 9h e às 14h. A visitação ao aparelho poderá ser feita das 9h30 às 12h e das 14h30 às 17h.

Podem participar alunos de escolas municipais, estaduais e privadas e o público em geral. Inscrições devem ser feitas pelo fone (21) 2620-0403 ou pelo e-mail secite@niteroi.rj.gov.br.

O Festival de Ciência, Cultura, Educação e Arte se realiza em 20 de outubro, no Centro Cultural La Salle, Rua Doutor Paulo César, 107, Santa Rosa, Niterói, das 13h às 18h.

Apresentações de banda, grupo de dança e vídeo; concursos de poesia, frases e experimentos; exposições de desenhos e experimentos dos vencedores do Segundo Prêmio Casa da Descoberta da UFF e feiras de ciência estão incluídas no programa. As inscrições são feitas pelo fone (21) 2620-0403.

A atividade Praça da Ciência será promovida pela Casa da Descoberta, de 17 a 20 de outubro, na Praça Araribóia, Centro de Niterói, das 16h às 19h, e no dia 21, no Campo de São Bento, Icaraí, Niterói, das 8h às 13h, com oficias de simulação de vôo, teatro infantil, Coral La Salle, campanhas de trânsito, jogos interativos, etc.

Ciência é Minha Praia, no dia 22, também promove as mesmas atividades da Praça da Ciência, e será mostrada na Praia de Icaraí, das 8h às 13h.

Encerrando o seminário, no dia 23, das 9h às 13h, o tema petróleo, gás e biodiesel será abordado no Cine Arte UFF, Rua Miguel de Frias, 9. Além da UFF, participam do evento, dentre outras instituições, a Firjan, Fórum dos Secretários Municipais do C&T, FGV, Unipli, Uni-Lasalle, Ucam, Universo, Pestalozzi, Neltur.

Outras informações e a programação geral com a professora Daisy Luz, da Casa da Descoberta da UFF, pelo fone (21) 2629-5826.

Data: 05/09/2006