topo_cabecalho
Índia, Brasil e África do Sul avançam em programa de cooperação trilateral

Os ministros de C&T dos países que compõem o Fórum de Diálogo Trilateral Índia-Brasil-África do Sul (Ibas) reuniram-se neste domingo, em Angra dos Reis, RJ, para avaliar os resultados de workshops temáticos promovidos com o objetivo de fomentar a cooperação científica e tecnológica entre os três países.

Esse encontro serviu como preparação para a reunião de cúpula, que reunirá os chefes de Estado dessas nações, em Brasília, no dia 13 deste mês.

Entre as conclusões e recomendações apresentadas pelos ministros estão a necessidade da criação de mecanismos de financiamento adequados, bem como o estabelecimento de projetos de pesquisa trilaterais a serem lançados.

O ministro brasileiro, Sergio Rezende, comentou que mecanismos legais criados recentemente no País permitem a interação entre a academia e a indústria e facilitarão o repasse de recursos aos projetos.

O Programa Ibas já vinha sendo executado unilateralmente pelo Brasil, até então. Tem sido responsável pela promoção de eventos no país, com a hospedagem e a participação subsidiadas de pesquisadores dos três países, e também pela presença de brasileiros em workshops realizados na Índia e África do Sul.

A reunião aconteceu durante a 10ª Conferência Geral da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), evento que vai até esta quarta-feira.

Declaração do Rio

O Ibas foi uma iniciativa inovadora de política externa, que surgiu em 2003, a partir da identificação da convergência de interesses e desafios entre os três países.

Durante a II Reunião dos Ministros de C&T do Ibas, realizada no RJ em 8 de junho de 2005, foi assinada a "Declaração do Rio de Janeiro sobre Ciência e Tecnologia do Ibas" e aprovado o Programa de Trabalho 2005-2007.

Esse Programa foi estabelecido de forma a explicitar as áreas prioritárias da cooperação para os próximos dois anos. As áreas de interesse comum são: saúde (Aids, Tuberculose e Malária); biotecnologia; nanociências e nanotecnologia; e ciências oceanográficas.


Data: 05/09/2006