Reitor conhece local que abrigará o campus da UFCG em Cuité

Uma comitiva da UFCG formada pelo Reitor Thompson Mariz, pelo Pró-Reitor de Graduação, Vicemário Simões, pelo Secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello e pela equipe técnica da Secretaria de Projetos Estratégicos, realizaram no último sábado, 10 de setembro, uma vistoria na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agropecuário Dr. Raimundo Asfora, no município de Cuité, local que sediará um novo campus da UFCG. A comitiva esteve acompanhada do prefeito daquela cidade, Antônio Medeiros Dantas, de um representante da Câmara Municipal de Cuite e da comissão local responsável pelo desenvolvimento de ações para a implantação do campus.

A inspeção foi realizada em toda área ocupada pela escola, sendo verificada a infra-estrutura do local, bem como, o terreno em sua volta. As edificações da escola compreendem 8 prédios, onde funcionam a administração, seis salas de aula, uma biblioteca, uma sala de professores, um refeitório, banheiros, almoxarifado e uma quadra poli esportiva.

A escola está localizada no sítio Olho D'água da Bica e possui uma área de 96 hectares. Atualmente encontra-se em pleno funcionamento com o desenvolvimento do ensino fundamental até a 4ª série e duas oficinas (música e capoeira) ligadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.

Além da vistoria, a Comitiva da UFCG teve uma reunião com o prefeito municipal e membros da comissão local para implantação do campus. As discussões giraram em torno de questões como os cursos que poderiam ser oferecidos no campus de Cuité; reformas e ampliações da estrutura existente na escola agrícola, bem como a participação de parceiros na implantação definitiva do referido campus.

A reunião apontou como resultado a definição de quatro cursos prioritários para o funcionamento do campus do Curimataú, em face do estudo realizado na região para identificar as necessidades, além das pontencialidades e vocações produtivas daquela região. Os cursos que deverão funcionar inicialmente são os seguintes: Enfermagem, Pedagogia, História e Geografia. Num segundo momento deverão ser implantados também os cursos de Licenciatura em Matemática, Biologia e ainda o curso de Nutrição.

O Reitor Thompson Mariz disse que "começar uma universidade com todas as áreas do conhecimento seria inviável para a UFCG. Devemos priorizar a instalação de cursos que apontem para a vocação produtiva da região e supram as necessidades surgidas".

Legenda: Reitor e equipe analisam a planta baixa do novo campus

Data: 20/09/2005