Prorrogadas as inscrições para o Observatório da Educação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes/MEC) prorrogou o prazo de inscrições do programa Observatório da Educação. Os grupos de pesquisa de instituições de ensino superior de todo o Brasil têm até o dia 30 próximo para encaminhar propostas de desenvolvimento de estudos sobre educação.

O programa, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), visa a estimular a produção acadêmica e ampliar o pensamento crítico e estratégico das políticas públicas de ensino. Com recursos de R$ 2,2 milhões anuais, o Observatório vai apoiar projetos de pesquisa de pós-graduação stricto sensu sobre educação. A idéia é estimular a formação de mestres e doutores nas áreas de gestão de políticas educacionais, avaliação educacional e formação de professores, além de ampliar a produção acadêmica e científica sobre educação a partir das bases de dados do Inep.

Os projetos terão duração de quatro anos. A apresentação deve ser feita por núcleos compostos por pelo menos dois professores-orientadores e no mínimo um estudante de doutorado, mestrado ou pós-doutorado de um mesmo programa de pós-graduação stricto sensu.

Outra modalidade prevista é a apresentação por núcleos em rede, compostos por pelo menos três professores-orientadores e no mínimo três estudantes de doutorado, mestrado ou pós-doutorado de pelo menos dois programas de pós-graduação stricto sensu diferentes.

Mais informações na página <http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Observatorio_Educacao.htm> eletrônica do Observatório.

Data: 05/09/2006