Uma chance para os excluídos, artigo de Wanderley de Souza

"No Pré-vestibular Social, tutores especialmente selecionados e treinados levam ensinamentos de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História para 34 pólos do Cecierj espalhados em 25 municípios de todas as regiões do estado"

Wanderley de Souza - Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ, reitor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), membro das academias Brasileira e Mundial de Ciências e professor titular de Parasitologia da UFRJ.

Para ter acesso à Universidade pública, os jovens das classes menos favorecidas da população têm de empreender um esforço excepcional.

Em geral, eles e suas famílias, além das dificuldades para conseguir sua formação no ensino médio, muitas vezes tendo que superar adversidades como conjugar trabalho e estudos, falta de condições financeiras até para alimentação e locomoção - livros, então, nem pensar - têm que pagar cursinhos preparatórios se quiserem competir em igualdade de condições com candidatos oriundos das classes mais altas da população e que, em geral, obtêm as melhores colocações, por conta de sua melhor preparação, obtida em bons - e caros - colégios particulares.

Uma iniciativa do Governo do Estado, em 2003, criou, na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (Cecierj), o Pré-vestibular Social, um curso preparatório gratuito, para que alunos de baixa renda possam disputar em condições favoráveis uma vaga em Universidades públicas e, com isso, tenham uma chance de mudar suas vidas.

O programa foi imediatamente bem recebido pelas populações mais carentes da Região Metropolitana do RJ e, especialmente, do interior do estado, onde praticamente não há cursos preparatórios, mesmo os pagos.

No Pré-vestibular Social, tutores especialmente selecionados e treinados levam ensinamentos de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História para 34 pólos do Cecierj espalhados em 25 municípios de todas as regiões do estado.

Nesses pólos, milhares de jovens estudam com material didático oferecido gratuitamente para que possam, ao fim de oito meses, partir para realizar o sonho de alcançar uma Universidade pública, de conseguir ascensão social através do estudo.

Desde seu início, mais de 55 mil pessoas se inscreveram para tentar uma vaga e 32.236 alunos passaram pelo curso. O critério de seleção para o Pré-vestibular Social leva em conta, unicamente, a comprovada condição de baixa renda do candidato e de sua família.

Uma vez selecionado, o aluno começa uma jornada que permite que ele, orientado pelos tutores em aulas presenciais aos sábados, e com o apoio de material didático especialmente elaborado, tenha condições de disputar o vestibular de qualquer instituição, desde que se dedique aos estudos, como em qualquer concurso vestibular.

Dados do Cecierj mostram que 22,5% dos alunos do Pré-vestibular Social que se candidataram a uma vaga no vestibular de junho do Cederj - consórcio que reúne as seis Universidades públicas sediadas no estado para promover a educação superior à distância - foram aprovados.

Essa iniciativa demonstra a preocupação do Governo do Estado com a exclusão social, ao oferecer uma oportunidade àqueles que enfrentam dificuldades para ter acesso ao ensino superior.

Data: 04/09/2006