Aprender a fazer exercícios físicos reforça auto-confiança de idosos

Pesquisa da Escola de Educação Física da USP mostra que através de um programa de atividade física pessoas passam  a valorizar não só sua capacidade de aprender como também os  conhecimentos que já possuem.

Para analisar o processo de aprendizagem de idosos sobre os benefícios da atividade física (AF), Tiemi Okimura, da Escola de Educação Física e Esporte, da Universidade de São Paulo (USP), realizou uma pesquisa com integrantes do Programa Autonomia para a Atividade Física (PAAF), com idade superior a 60 anos. Os resultados do trabalho, dissertação de mestrado do pesquisador defendida na Usp em 2005 e publicada em agosto de 2006,  mostram que os benefícios da AF vão além dos efeitos fisiológicos ensinados no programa. Além disso, Okimura observou que "a elaboração pessoal do conhecimento se deu com base em aspectos da experiência de vida de cada idoso".

Para a pesquisa, participaram 42 idosos, com idade acima de 60 anos, integrantes do programa. Ao final da primeira fase foi realizada uma entrevista semi-estruturada para avaliar a aprendizagem sobre a importância da  atividade física e a percepção do aprendizado pelos idosos. "Os resultados mostram que os alunos relacionaram o conhecimento sobre os benefícios da AF com seus efeitos fisiológicos nos sistemas de um corpo inativo ou em processo de envelhecimento. Além disso, a importância da atividade física foi associada a aspectos afetivos como a melhora na auto-confiança e no auto-conhecimento das próprias capacidades e limitações e ao relacionamento social e à satisfação pessoal", diz Okimura.

O trabalho revela ainda que os idosos reconstruíram o conceito de velhice através do programa e além de valorizar o processo de aprendizagem de conhecimentos sobre a atividade física, ainda mostraram interesse em divulgá-los. "Verificamos elementos como interesse em aprender, associação do aprendido com atividades cotidianas e utilização de conhecimentos prévios", enumera o pesquisador. Por outro lado, fatores como conceitos prévios inadequados, diminuição da memória, baixa escolaridade e falta de domínio com a linguagem oral, dificultaram a aprendizagem.

Data: 04/09/2006