topo_cabecalho
Tratamento com célula-tronco tem bons resultados com leucemia mielóide crônica em crianças

Equipe do Inca mostra experiência de quase 10 anos

 

Moisés Martins da Rocha e colegas do Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) do Instituto Nacional do Câncer (Inca) avaliaram, entre junho de 1997 e maio de 2005, seis crianças com leucemia mielóide crônica, com idades média de 12 anos. Os estudos desenvolvidos no Laboratório de Citogenética resultaram no trabalho intitulado "Estudo Cromossômico em Crianças com leucemia mielóide crônica submetidas ao tratamento de célula tronco hematopoiética", exposto em pôster no Congresso do Hemorio, realizado esta semana no Arquivo Nacional da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Segundo os autores, a prevalência da doença não é muito grande em crianças, apenas cerca de 2% a 5%, e a faixa etária mais atingida é a de 40 a 50 anos. Em geral, ocorre 1 caso a cada 100 mil pessoas por ano.

 

Para investigar o efeito desse tratamento, os pesquisadores realizaram "análises citogenéticas de cultura de curta duração de células de medula óssea (24h) com análise por bandeamento GTG de, no mínimo, 20 metástases". As análises foram baseadas nos critérios Internacionais de Nomenclatura de Citogenética Humana.

 

De acordo com o texto apresentado, os pesquisadores concluíram que "pacientes com menos de 18 anos apresentam boa resposta ao tratamento de célula tronco hematopoiética".


Data: 04/09/2006