topo_cabecalho
Tome Ciência, na TV: Confira a programação da próxima semana

Os debates são exibidos diariamente, às 8h

Veja o que vai ao ar durante a semana:

4 de setembro, segunda-feira - Pesquisadores do universo

A origem do universo sempre intrigou a humanidade. Na busca de respostas para os fenômenos da natureza quase sempre o inexplicável é atribuído a razões sobrenaturais. Mas para os debatedores deste programa - cientistas por opção e profissão - nada é mais natural que procurar explicações para o desconhecido.

Ao examinar o Universo com o auxílio das mais avançadas tecnologias, eles questionam inclusive as teorias que já pareciam solidificadas, como a que atribuía a origem de tudo a uma grande explosão, o big bang.

Comentam das mais recentes descobertas e explicam a expansão acelerada, que pode vir ser o fim de tudo.

Participantes: Jaime Fernando Villas da Rocha, doutor em astronomia, professor da Universidade do Estado do RJ (Uerj) e coordenador nacional da Comissão de Ensino da Sociedade Astronômica Brasileira. Martin Makler, doutor em física na área de cosmologia, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Nelson Pinto Neto, doutor em física e pesquisador titular do CBPF, com pós-doutorado na Universidade Pierre et Marie Curie, na França. Maurício Ortiz Calvão, com pós-doutorado em física na Universidade California Berkeley, nos Estados Unidos, é professor da Uerj.

5 de setembro, terça-feira - A boca do brasileiro

O Brasil tem a maior quantidade de dentistas do mundo: cerca de 202 mil em atividade. Mas pouco mais de 30 milhões de brasileiros jamais foram examinados por um dentista.

Um desequilíbrio que tende para o pior: 75% dos idosos e 30% dos adultos, entre 30 e 44 anos, já são desdentados.E só aproximadamente 22 % dos adultos consegue ter uma gengiva saudável.

Em 2004 o Ministério da Saúde lançou o plano Brasil Sorridente para tentar mudar este quadro. Neste programa especialistas fazem o diagnóstico da boca do brasileiro, discutem os principais problemas em saúde bucal e analisam as políticas públicas atuais. E revelam ainda detalhes curiosos, como a quase exclusão de Ronaldinho da seleção de futebol por problemas dentários.

Participantes: Elson Fontes Cormack, doutor em Odontologia Social, professor e vice-diretor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Universidade Federal do RJ (UFRJ). Outair Bastazini, presidente do Conselho Regional de Odontologia do RJ, especialista em ortopedia funcional do maxilar e ortodontia. Mônica Macau Lopes, dentista-sanitarista, mestranda em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do RJ (Uerj). Leila Senna Maia, odontopediatra, especialista em saúde da família e voluntária da Organização Não Governamental Ressurgir, que atua com as famílias das crianças atendidas pelo Hospital Municipal Sales Neto.

6 de setembro, quarta-feira - Energia alternativa

O fim do petróleo já tem previsão: 40 anos, no prognóstico otimista, ou no máximo 20, dependendo ritmo do desenvolvimento mundial. Na busca de alternativas, a experiência brasileira tem destaque mundial.

A tradição uso do álcool em veículos vem do tempo da segunda grande guerra, embora tenha ganho destaque em 1973 quando a primeira crise do petróleo marcou o fim da era do combustível barato e abundante. O Brasil acaba de inaugurar, no Piauí, mais uma fábrica de biodiesel, capaz de produzir 90 mil litros por dia.

Outras variadas opções estão em estudo no mundo, como a produção de energia a partir do hidrogênio e o combustível sintético. Vento, sol e até as ondas do mar também já são fontes estudadas. Neste programa, especialistas discutem os projetos, apontam caminhos e analisam as perspectivas das formas alternativas de produção de energia.

Participantes: Carlos Augusto Arentz Pereira, engenheiro químico com mestrado em engenharia de produção, gerente de desempenho energético do Sistema Petrobras. Suzana Kahn Ribeiro, engenheira mecânica com doutorado em Engenharia de Produção, professora do programa de engenharia de transportes da Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (Coppe /UFRJ) e coordenadora do setor de transportes do programa das Nações Unidas para o Clima, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, IPCC. Paulo Emílio Valadão de Miranda, engenheiro metalúrgico e de materiais, com pós-doutorado na Ecole Centrale de Paris e Université de Paris-Sud, França, professor titular e chefe do Laboratório de Hidrogênio da Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ). Luciano Basto Oliveira, doutor em planejamento energético e pesquisador da Coppe, trabalha com aproveitamento da energia da biomassa residual (lixo) no Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe.

7 de setembro, quinta-feira - A cura proibida?

A utilização de células-tronco para desenvolver a cura de males como diabetes e doenças cardíacas está ameaçada por um projeto de lei que poderá inviabilizar a pesquisa e a cura de 5 milhões de brasileiros com doenças genéticas. Bioética, liberdade de pesquisa, religião e legislação são abordadas pelos especialistas.

Participantes: Radovan Borojevic, professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas, chefe do Departamento de Histologia e Embriologia da UFRJ e diretor do Banco de Células do RJ.Padre Aníbal Gil Lopes, membro da Academia Nacional de Medicina e professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ. Francisco dos Santos Amaral Neto, doutor em Direito Privado e professor titular do Departamento de Ciências Jurídicas e econômicas da UFRJ. José Luiz Telles, médico especialista em Bioética da Fiocruz.

8 de setembro, sexta-feira - Das Águas de Marte ao fogo de Alcântara

Decifrar o universo em que vivemos sempre esteve entre os maiores desafios da Ciência. Saber sua origem e seu destino é uma constante preocupação para físicos e astrofísicos.

O programa promove uma ampla discussão sobre a importância das atividades espaciais no Brasil e no mundo. Por que voltar à Lua e ir à Marte se a Terra ainda não resolveu seus próprios problemas?O que o nosso planeta ganhou até agora com a conquista do espaço? Saiba sobre os riscos e perigos das atividades espaciais e entenda a explosão do foguete brasileiro VLS-1.

Participantes: Thyrso Villela Neto, pesquisador titular da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Paulo Murilo de Oliveira, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física e professor titular de Física da Universidade Federal Fluminense, membro da comissão que investigou o acidente de Alcântara. Ivan da Cunha Lima , professor titular do Instituto de física da Uerj e pesquisador aposentado do Inpe, que ele ajudou a criar. José Monserrat Filho, vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial e membro do Instituto Internacional de Direito Espacial.


Data: 01/09/2006