topo_cabecalho
Museu Goeldi lança nesta sexta-feira a coletânea "Narrativas Tradicionais Sakurabiat"

Livro e CD-ROM registram as principais lendas mitológicas do povo indígena Sakurabiat, da reserva Rio Mequéns, no Estado de Rondônia

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) realiza nesta sexta-feira o lançamento de mais um importante registro científico sobre a cultura dos povos indígenas da Amazônia.

"Narrativas Tradicionais Sakurabiat Mayãp Ebõ" é o nome da coletânea bilíngüe que registra, em livro e CD-ROM, as principais lendas mitológicas do povo indígena Sakurabiat, da reserva Rio Mequéns, no Estado de Rondônia.

Organizada pela pesquisadora Ana Vilacy Galucio, da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, a obra tem o objetivo de contribuir para a revitalização da língua indígena Sakurabiat, do Tronco Tupi, que conta com apenas 23 falantes e corre risco de desaparecer.

O lançamento acontece hoje, às 16 horas, no prédio da Rocinha, localizado no Parque Zoobotânico do Goeldi.

O evento contará com a presença de dois representantes do grupo indígena Sakurabiat: a narradora Vicência Conceição Sakyrabiar e seu filho Manoel Ferreira Sakyrabiar, uma das lideranças da tribo e um dos principais colaboradores no trabalho de documentação da língua Sakurabiat.

Durante o lançamento, a coletânea poderá ser adquirida pelo preço promocional de R$ 35,00.

Patrocinada pela Petrobras, a publicação é composta por 25 histórias que retratam as principais crenças e concepção de mundo dos Sakurabiat, além de dados lingüísticos e etnográficos sobre o grupo, também conhecido como Mequéns.

Já o CD-Rom traz a narração oral e escrita das mesmas histórias, tanto em português quanto em Sakurabiat, que pertence à família lingüística Tupari, do Tronco Tupi. Os recursos oriundos da comercialização do kit (livro e CD-Rom) serão revertidos para os Sakurabiat.

Com 276 páginas, a publicação foi organizada, em parceria com vários membros da comunidade, pela pesquisadora Ana Vilacy Galucio, que desde 1994 se dedica ao estudo e registro da língua Sakurabiat, através do programa de documentação científica das línguas amazônicas desenvolvido pelo Museu Goeldi.

A publicação será utilizada na escola da aldeia e distribuída gratuitamente entre as famílias da reserva indígena. O projeto contou com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

De acordo com Ana Vilacy, o interesse pela documentação das narrativas tradicionais partiu dos próprios Sakurabiat. Narradas pelos anciãos em sua língua de origem, as histórias foram transcritas para o Sakurabiat e traduzidas para o português com a ajuda dos jovens e adultos da tribo.

As crianças também colaboraram, desenhando as belas ilustrações do livro. "Esse trabalho motivou toda a comunidade para a valorização da língua e da cultura do grupo", afirma a pesquisadora. A obra destaca-se ainda por utilizar uma ortografia cientificamente correta e aceita pelo grupo.

O lançamento do livro e do CD-Rom "Narrativas Tradicionais Sakurabiat Mayãp Ebõ" acontece às 16 horas, no prédio da Rocinha, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, na Av. Magalhães Barata, 376.

Depois do lançamento, a obra será comercializada na Livraria da Rocinha (91-3259-5757), também localizada no Parque Zoobotânico do Goeldi, pelo valor de R$ 40,00.


Data: 01/09/2006