Criado no RJ o "Dia do Astrônomo"

Data será comemorada em 2 de dezembro

O Projeto de Lei 3174/2006, de autoria do deputado Adroaldo Peixoto, publicado em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 2 de fevereiro de 2006, passou pelas comissões de Constituinte, Justiça e Ciência e Tecnologia, foi a plenário duas vezes e agora é lei.

A lei número 4.835 foi publicada, no Diário Oficial do Estado, em 30 de agosto e cria no Estado do RJ o "Dia do Astrônomo", a ser comemorado na data de 2 de dezembro de cada ano.

O PL foi sugerido e contou com a assessoria de Marcomede RangelNunes, do Observatório Nacional/MCT, e de Francisco Cesar Martins (assessor do deputado) e tem como objetivo lembrar a data nas escolas e na comunidade de uma maneira geral, estimulando o interesse pela Ciência.

As homenagens poderão ser feitas aos astrônomos profissionais, amadores e profissionais que exercem suas funções na respectiva área, como físicos, matemáticos, engenheiros entre outros.

Para o dia da comemoração foi escolhida a data de nascimento do Imperador D. Pedro II, que era um astrônomo e tinha uma estreita relação com o Imperial Observatório do Rio de Janeiro, atual Observatório Nacional.

Em 15 de outubro de 1827, seu pai, D. Pedro I, criou a instituição por Decreto Imperial. Em 1890, já no exílio, D. Pedro II foi homenagado, com o nome do asteróide Brasília, de número 293, descoberto em Nice, pelo astrônomo Charlois.

Uma homenagem a um dos grandes incentivadores da Astronomia, não só no Brasil, como na Europa.

Um outro astrônomo amador, desconhecido dos brasileiros, foi o inventor Alberto Santos Dumont, que teve um observatório astronômico em Trouville, na França, e na casa A Encantada, em Petrópolis. Seu interesse maior era por meteoros.

Em 1976 a União Astrônomica Internacional batizou uma cratera na Lua com seu nome, em projeto sugerido pelo astrônomo Luiz Muniz Barreto, que também foi diretor do Observatório Nacional.

Data: 01/09/2006