topo_cabecalho
Nutri-Expert utilidade médica para computação avançada

Lógica Matemática e Sistemas de Informática como auxílio no tratamento da desnutrição

 

Visando compreender e corrigir eventuais deficiências na distribuição dos nutrientes (biodisponibilidade) básicos para uma alimentação saudável, a linha de pesquisa Nutri-Fuzzy-Orixás, iniciada em 2001, desenvolveu o sistema Nutri-Bio-Expert e o site Nutri-Bio-Tutor, usados como consultores para leigos ou profissionais da área de saúde.

 

O projeto, que envolve três áreas (Nutrição, Matemática Aplicada, e Ciência da Computação), trabalha com a lógica Fuzzy - uma ferramenta matemática aplicada para definir grupos, selecionando seus integrantes através de análises e comparações de suas características individuais. “Utilizamos essa lógica porque a pesquisa foi feita com mulheres entre 14 e 22 anos, ou seja, um grupo muito abrangente onde não há precisão de onde seus indivíduos se enquadram”, explica a Profª. Dra. Vera Werneck, responsável pela área de Ciência da Computação.

 

O site Nutri-Bio-Tutor possui duas divisões: “Leigos” e “Especialistas”; com o mesmo conteúdo, no entanto com linguagens diferentes. As páginas possuem uma série de orientações que vão desde os sintomas e especificações dos vários tipos conhecidos de anemia até a percentagem de pacientes por país ou continente (mapa de incidência). “Atualmente estão na página informações sobre o nutriente ferro, mas há previsão de entrada de outros nutrientes como, por exemplo, o cálcio”, afirma Vera Werneck. 

 

Nutri-Expert é um sistema destinado a avaliar a quantidade de ferro na dieta diária dos usuários. Seu mecanismo começa quando são inseridas as informações no programa. Tendo um vasto catálogo de alimentos separados por categoria, o usuário simplesmente assinala o que ingeriu, assim como a quantidade. A partir desse ponto, o programa identifica os nutrientes ou a falta deles analisando sua interação, assim como a influência do preparo na maneira como são assimilados. No final, é feita a classificação de acordo com o nível de absorção de ferro.

 

Com base nos algoritmos de Monsen e Hallberg foi estabelecido o modelo lógico e físico do Nutri-Expert. Esta ferramenta foi criada no Orixás, um ambiente para o desenvolvimento de Sistemas com Base no Conhecimento (SBC) ou do inglês KBS – Knowledge Based System. Todos os trabalhos são desenvolvidos pela Dra.Vera M. B. Werneck do Instituto de Matemática e Estatística (Ime).

 

O protótipo do sistema foi feito em Visual Prolog, de fácil acessibilidade e pode ser operado sem conhecimento avançados em informática. Embora não haja uma data para o lançamento, espera-se uma conclusão dessa fase no próximo ano para que o sistema esteja disponível na rede.

 

Existem algumas publicações sobre o trabalho, como a Série Informática: 15-A dos Cadernos do Instituto de Matemática e Estatística (Ime) e o Lecture Notes in Computer Science (LNCS) - volume 2668. A pesquisa obteve inclusive uma menção honrosa na Semana de Graduação de 2005. Em 29 de maio, o artigo sobre o Nutri-Expert ganhou o prêmio de Melhor Trabalho em Andamento no VI Workshop de Informática Médica 2006.


Data: 31/08/2006