topo_cabecalho
Redução de gás-estufa pode virar nova lei na Califórnia

O projeto de lei, que ainda precisa ser aprovado pelo Senado californiano, prevê a criação de um mercado interno de emissões

O Estado americano da Califórnia está perto de aprovar uma das políticas mais agressivas do mundo contra os gases do efeito estufa, causadores do aquecimento global.

Num projeto negociado entre o governador Arnold Schwarzenegger, do Partido Republicano, e a oposição, do Partido Democrata, a Califórnia se comprometeria a reduzir em 25% suas emissões de gases-estufa, como o dióxido de carbono, até 2020.

O projeto de lei, que ainda precisa ser aprovado pelo Senado californiano, prevê a criação de um mercado interno de emissões.

Nele, as empresas poderão vender, comprar ou trocar créditos equivalentes a certas quantidades de gás-estufa -uma empresa que reduzir suas emissões além da cota poderá vender seu excedente para outra, por exemplo.

A Califórnia é o 12º maior emissor de gases-estufa do planeta. Se aprovado, o projeto de Schwarzenegger vai contrariar a política do presidente George W. Bush, seu correligionário, que é contra qualquer redução fixa das emissões dos EUA.


Data: 31/08/2006