MCT investe R$ 3,5 milhões em geração de energia

Com investimentos de R$ 3,5 milhões, do MCT, foram iniciadas neste mês as pesquisas para aumentar de 2% para 5% a participação do carvão mineral na geração de energia até o ano de 2015.

O projeto, com recursos provenientes do Fundo Setorial de Energia Elétrica (CT Energ) da Finep/MCT, é voltado para a capacitação de laboratórios de Universidades, institutos e centros de pesquisa, bem como, qualificar recursos humanos e promover cooperação internacional que resultem no aproveitamento adequado e eficaz dessa matriz energética.

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) unidade vinculada ao MCT, participa do comitê gestor do projeto, juntamente com entidades do setor produtivo, centros de pesquisas e o Ministério das Minas e Energia.

Sob a coordenação do professor Carlos Hoffmann Sampaio, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o trabalho do comitê se estenderá por 3 anos retomando, assim, o programa do carvão brasileiro.

Atualmente, o país consome 5 milhões de toneladas/ano do mineral, e, de acordo com as pesquisas até hoje feitas, possui cerca de 31 bilhões de toneladas em reservas localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, onde o carvão beneficiado é utilizado em usinas termoeléticas.

Data: 31/08/2006