topo_cabecalho
Conferência internacional discute formas de expor objetos de C&T para o público

Mais de 150 pessoas já se inscreveram para o principal encontro internacional de especialistas em museus de Ciência e Tecnologia

Pela primeira vez no Brasil, em sua 34ª versão, a conferência do Cimuset - Comitê Internacional de Museus de Ciência e Tecnologia -, reúne participantes de vários países, incluindo representantes de alguns dos mais importantes museus de C&T do mundo.

O tema central do encontro é a forma de apresentação e a função social dos objetos científicos e tecnológicos, tanto históricos como interativos, mostrados ao público.

O interesse pelo tema vem crescendo nos últimos anos, em função da interdisciplinaridade desses museus, que reúnem desde profissionais e pesquisadores de educação, museologia, história e cientistas em geral, até pessoas de inúmeras outras áreas, interessadas cada vez mais no processo de construção da ciência e da tecnologia.

Organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) e algumas instituições parceiras, o evento acontece de 11 a 17 de setembro, no auditório do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), no RJ.

Na abertura, no dia 11 de setembro, às 11h, Bruno Jacomy, do Muséum Musée des Confluence, de Lyon (França), apresenta a conferência de abertura: Instrumentos, máquinas e aparatos interativos de ciência e tecnologia em exibição nos museus.

Engenheiro de formação há mais de 20 anos, Jacomy se dedica à história do tema ciência, técnica e inovação, sendo autor de livros hoje considerados referência sobre o tema e um dos responsáveis pela renovação da exposição do Musée des Arts et Métiers, de Paris.

Nos demais dias, seguem-se palestras e mesas-redondas com destaque para os convidados internacionais Pierre Duconseille (La Villette, Paris); Bernard Blache(Palais de la Découverte, Paris); Heather Mayfi eld (Science Museum, Londres/Inglaterra), David Demant (Museum Victoria, Melbourne, Austrália); Irina Podgorny (Museu de La Plata, Argentina) e Francesco Panese (Université de Lausanne, Suíça).

Todas as palestras terão tradução simultânea em português e inglês.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.cimuset.net, ou junto à secretaria do evento: (21) 2580-7642, cimuset2006@mast.br


Data: 31/08/2006