topo_cabecalho
Especialistas debatem no Rio a "Dimensão Ética nas Mudanças Climáticas"

Evento promovido pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e pela Coppe acontece nesta quarta e quinta-feira.

Catástrofes naturais sucessivas, derretimento acelerado de geleiras, longos períodos de seca e precipitações avassaladoras. A intensidade com que vêm ocorrendo esses fenômenos tem levado cientistas a manifestarem publicamente suas preocupações quanto às prováveis conseqüências do aquecimento global.

Por outro lado, alguns países ricos, como os EUA, se recusam a assumir compromissos de redução na emissão de gases do efeito estufa. Na tentativa de buscar alternativas que possam contribuir com propostas para a solução do impasse, o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e a Coppe reúnem no Rio de Janeiro, dias 30 e 31 de agosto, especialistas nacionais e estrangeiros para discutir "A Dimensão Ética nas Mudanças Climáticas".

As conclusões do encontro farão parte de uma proposta que será apresentada durante a próxima reunião da Conferência das Partes da Convenção do Clima, no próximo mês de novembro, em Nairobi.

O evento será realizado no Hotel Flórida - Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo.

Coordenado pelo professor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), e pela professora colaboradora da Coppe Maria Silvia Muylaert, o evento traz à tona questões polêmicas, como a responsabilidade dos países ricos na emissão de gases do efeito estufa e a necessidade de criação de novas metas de redução.

Os especialistas também vão discutir a aproximação do chamado período pós-Kyoto e suas repercussões.

O grupo que estará reunido no Rio foi formado em 2004, durante reunião da Conferência das Partes, em Buenos Aires, sob a coordenação de um Programa de Colaboração da Pennsylvania State University voltado para o tema da ética nas mudanças climáticas. O grupo possui uma agenda de atividades até 2008.

Mais informações no site http://www.forumclima.org.br/


Data: 30/08/2006