topo_cabecalho
Pesquisadora do CBPF dá nome a asteróide recém-descrito

O 7735 Scorzelli integra a classe dos corpos celestes próximos da Terra

O nome de Rosa Scorzelli não está exatamente escrito nas estrelas, mas um asteróide recém-descrito no Sistema Solar acaba de ser batizado em homenagem à pesquisadora brasileira.

Ele se chama 7735 Scorzelli, um pedaço de metal de 10 a 21 km de diâmetro que habita o cinturão de asteróides entre os planetas Marte e Júpiter.

Scorzelli, 66, trabalha no CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e estuda justamente a composição química de rochas que caem do céu.

Ela identificou, em meteoritos metálicos, a presença de dois minerais que não ocorrem em nenhum outro lugar e não podem ser produzidos em laboratório.

O 7735 Scorzelli integra a classe dos corpos celestes próximos da Terra. "[Mas] ele não é ameaçador", tranqüiliza Scorzelli, a cientista. (Folha de SP, 30/8)

Leia a nota emitida pelo diretor do CBPF, Ricardo Galvão, sobre a homenagem:

"Temos a grata satisfação de comunicar à comunidade científica brasileira que um novo asteróide do Sistema Solar (7735) acaba de ser denominado Scorzelli, em homenagem à dra. Rosa Scorzelli, por seus trabalhos pioneiros, junto com o prof. Jacques Danon, sobre análise de meteoros metálicos utilizando o efeito Mössbauer.

Esses estudos permitiram compreender o complexo histórico de resfriamento durante a formação do núcleo de planetas minoritários.

A dra. Scorzelli é pesquisadora titular do CBPF e tem se destacado em vários temas de pesquisa interdisciplinar, em particular Meteorítica e Arqueometria. Em agosto de 2004, ela presidiu o 67º Encontro Anual da Sociedade Meteorítica, realizado no RJ.

Essa é uma sociedade internacional dedicada ao ensino e pesquisa sobre meteoros e outros materiais extraterrestres.

O Scorzelli é um meteoro de diâmetro entre 10 e 21 km, composto quase que totalmente de ferro e níquel, e circula numa órbita localizada entre Marte e Júpiter.

Os interessados em saber mais dados sobre o Scorzelli podem acessar o "site" neo.jpl.nasa.gov/orbits."


Data: 30/08/2006