Reitor da UFCG empossa professor Josevaldo Cunha na função de Ouvidor

O Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, empossou na manhã de ontem, terça-feira, 29, o primeiro Ouvidor da Universidade, o professor Josevaldo Pessoa da Cunha (foto), da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais – CTRN, campus de Campina Grande, PB. A posse ocorreu durante reunião do Colegiado Pleno, quando o Reitor entregou a Portaria ao Ouvidor, com data de ontem, com vigência a partir da próxima sexta-feira, dia 1º de setembro. O Ouvidor terá mandato de dois anos (vai até 31 de agosto de 2008), não sendo permitida sua recondução para mandato consecutivo.

O Reitor, que é o Presidente do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, considerou importante a Universidade estar abrindo um espaço para a comunidade acadêmica, colocando à sua disposição um Ouvidor, o que vai permitir uma aproximação maior dos três segmentos com a Administração Superior".

As palavras do Ouvidor, professor Josevaldo Cunha, foram de renovação no sentido de se colocar à disposição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento de um trabalho no sentido de que a Universidade “cada vez mais se aproxime de suas comunidades interna e externa e que a nossa Instituição se torne cada vez mais um espaço democrático e justa nas suas ações e nos seus atos institucionais”.

A Ouvidoria vai funcionar em sala no andar térreo do bloco onde está instalada a Reitoria da UFCG, com atendimento aos três segmentos da comunidade universitária, nos horários da manhã e à tarde.

Eleição do Ouvidor

No dia da eleição, o professor Josevaldo Pessoa da Cunha obteve mais de 50% dos votos, e sua indicação para a função foi através de eleição realizada no dia 26 de julho deste ano, quando o professor recebeu 18 votos do total de 31 votos dos integrantes do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, que compareceram à reunião. O Colegiado é formado por mais de 35 membros. A eleição aconteceu no auditório Guillardo Martins, localizado no prédio da Reitoria.

Concorreram com o professor Josevaldo Cunha, os professores Manassés da Costa Agra (Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica, do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT) e Carlos Antônio Soares de Andrade (Unidade Acadêmica de Economia, do Centro de Humanidades - CH), e também duas servidoras técnicas-administrativas: Maria de Fátima da Silva França (secretária da Coordenação do curso de Economia, do Centro de Humanidades - CH) e Lina Patrícia Gomes da Silva, que trabalha no Laboratório de Análises Minerais – LAM, da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia – UAMG, do CTRN.

Clique aqui e conheça a Resolução 10/2006, que instituiu a Ouvidoria da UFCG.

Data: 30/08/2006