Nota - Apresentação do Calendário Escolar 2006/2008

À Comunidade Universitária da UFCG
Apresentação do Calendário Escolar 2006/2008

Uma das dívidas que a comunidade externa e parcelas da comunidade acadêmica, com freqüência, cobram da universidade é o ajuste entre o calendário civil e o calendário letivo da nossa instituição.

Para que possa manter e ampliar a confiança que a sociedade civil organizada lhe dedica, é imperativo que a universidade responda aos seus anseios. Entre esses anseios, a sociedade reclama a regularização do nosso calendário escolar, de há muito desencontrado de outras atividades da vida pública.

Diante dessa responsabilidade, dificilmente a comunidade entenderia que uma instituição pública, como a UFCG, concedesse férias a seus servidores, logo após um recesso escolar para matrículas, por exemplo, ou logo após o término de uma paralisação decidida pelas categorias que a integram.

Por outro lado, se é necessário ajustar nosso calendário escolar, temos, ao mesmo tempo, o dever de conceder férias aos estudantes, aos servidores técnico-administrativos e aos docentes. Com as férias, a instituição tem que assegurar aos seus servidores a correspondente remuneração pecuniária a que todos têm direito.

Além desse imperativo legal, devemos considerar um sentimento que se consolida, a cada dia, em nossa comunidade acadêmica: o desejo de que as férias escolares dos filhos coincidam com as férias da universidade.

É justamente, também, em nome desse sentimento, que cresce a necessidade de ajuste no calendário escolar. Mas esse ajuste almejado requer o esforço e a colaboração de todos.

Com esse entendimento, a Reitoria da UFCG decidiu que as férias serão em janeiro, mas parcialmente, para atender a três objetivos: os servidores poderão dedicar parte delas à família; podem receber a remuneração correspondente e podem, ainda, contribuir para o ajuste futuro das atividades acadêmicas.
 Desse modo, o período de férias relativas ao exercício de 2007 será distribuído durante o ano.

Essa medida contribui para garantir a qualidade do ensino, para afirmar o compromisso social da universidade e, ainda, expressa a responsabilidade institucional dos servidores.

Com o esforço de todos, estaremos com o calendário escolar regularizado em 2008 no campus de Patos, e, em 2009, nos campi de Cajazeiras e de Campina Grande. Os demais campi – Cuité, Pombal e Sousa – estão com o calendário escolar regularizado.

Esperando contar com a compreensão de todos, apresentamos, a seguir, o calendário escolar dos períodos letivos 2006.2, 2007.1, 2007.2, 2008.1 e 2008.2, assim como os períodos de férias correspondentes.

O calendário escolar e os períodos de férias, ora apresentados, deverão ser revistos em caso de interrupção das atividades acadêmicas.

Prof. Thompson Fernandes Mariz

Data: 29/08/2006