Relançamento do livro "O Brasil na Antártica, mais de vinte anos no mundo gelado"

No Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (Incaer), RJ, nesta quarta-feira, às 16h

O livro "O Brasil na Antártica, mais de vinte anos no mundo gelado", de autoria do físico Marcomede Rangel, do Observatório Nacional - MCT e da Academia Nacional de Letras e Artes - ANLA, (com sete viagens a Antártica) foi lançado a bordo do navio Ary Rongel, da Marinha do Brasil, (realiza as viagens desde 1994, substituindo o navio Barão de Tefé), no dia 22 de outubro do ano passado, na Operação Antártica 24.

Agora, em terra, será relançado no Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (Incaer), no 164º. Encontro no Incaer, Praça Marechal Ancora, 15A, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no RJ. O prédio é do antigo embarque dos hidroaviões.

O livro com 168 páginas, formato 17x24 cm, fartamente ilustrado, mostra a trajetória do homem até a Antártica, os primeiros brasileiros (homem e mulher) a chegarem lá, o primeiro trabalho de pesquisa, a montagem da Estação Comandante Ferraz e quem foi ele.

O Observatório Nacional, em 1882, com o nome de Imperial Observatório do Rio de Janeiro, realizou uma expedição científica, organizada pelo seu diretor Luiz Cruls, a região subantártica de Punta Arenas, no Estreito de Magalhães, com a Imperial Marinha do Brasil, na convetaParnhayba, comandada por Saldanha da Gama.

Cem anos depois o Brasil partia para a Antártica. O objetivo foi com uma observação astronômica medir a distancia da Terra ao Sol. Lá tem um grupo de ilhas batizadas de "Ilhas Cruls" e um refúgio (dois containers afastado da estação), também com seu nome, em homenagem ao seu trabalho pioneiro.

O livro mostra uma cronologia antártica, de rápida consulta. Explica como submeter um projeto de pesquisa ao MCT/CNPq, Programa Antártico Brasileiro, sob a coordenação da Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar.

Os meios de se chegar lá, de navio, da Marinha do Brasil, ou de avião, da Força Aérea Brasileira. Quais as pesquisas que são realizas na região polar sul do planeta.

Apesar de mais de vinte anos na Antártica, que é composta do continente, (que tem 1,6 o tamanho do Brasil), das ilhas e do oceano em volta, somente seis brasileiros tocaram o pólo Sul geográfico (90º. Sul), que fica a 3.000 km da Estação Comandante Ferraz, e onde tem a Estação Amundsen-Scott, dos americanos.

O livro pode ser obtido, com desconto, também pela Internet, no site da Editora Ao Livro Técnico: http://www.editoraaolivrotecnico.com.br/liv.asp?lid=1178

Data: 29/08/2006