Presidente da Andifes visita UFCG

Acompanhado do Reitor Thompson Mariz, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes, Dr. Oswaldo Baptista Duarte Filho (foto), esteve hoje visitando as instalações da UFCG. Pela manhã ele participou da mesa-redonda A Reforma Universitária e as Repercussões na Educação em Engenharia, durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE 2005, que se encerra amanhã, no Centro de Convenções Raimundo Asfóra, em Campina Grande. Também participaram da mesa os professores Itamar Ferreira, da ANDES e o representante do IEL/CNI, Dr. Marcos Formiga. Os trabalhos foram coordenados pelo Reitor da UFCG.

O Reitor traçou um perfil geral da Universidade e percorreu, com o visitante, alguns setores, mostrando a estrutura física da Instituição.

O professor Oswaldo disse que "a Andifes está atualmente em pleno processo de reflexão sobre  a terceira versão do Anteprojeto de Lei da Educação Superior, para preparar sua atuação junto à Casa Civil e ao Congresso Nacional, próximos passos da tramitação do documento. Portanto, a análise que farei a seguir é ainda preliminar, embora baseada em posições históricas da Associação".

Mostrou preocupação com relação às questões sobre os recursos destinados às Universidades Federais, o que considerou positivo, mas lembrou que "os recursos não contemplam as Universidades federais no seu crescimento". Outras preocupações apontadas pelo presidente recaem sobre a falta de pessoal docente e administrativo nas Universidades e também sobre a autonomia universitária.

Data: 14/09/2005