topo_cabecalho
Funcap reajusta bolsas e lança Programa Recém-Mestre e Doutor

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) equiparou o valor das bolsas de mestrado e doutorado concedidas pela Fundação aos valores praticados pelo CNPq, a partir de julho de 2006.

O reajuste, que é de aproximadamente 10%, será concedido automaticamente. "Os bolsistas poderão observar a diferença já no próximo crédito a ser efetuado em suas contas", comemora o presidente da Funcap, José Vitorino de Souza.

O presidente acaba de lançar também o Programa Bolsa de Recém-Mestre e Recém-Doutor para atender àqueles que concluírem seus cursos de pós-graduação em menos de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado.

"O objetivo deste Programa é incentivar os alunos a defenderem suas dissertações e teses em menor tempo, sem prejuízo da qualidade e, desta forma, contribuir para a melhoria do desempenho dos cursos de pós-graduação". O valor da bolsa de Recém-Mestre é de R$ 1.500,00 e a de Recém-Doutor é de R$ 2.500,00.

A vigência será de acordo com o período correspondente ao tempo restante previsto para as bolsas de mestrado e doutorado.

A iniciativa aprovada na última reunião do Conselho Consultivo, realizada no dia 22 de agosto, beneficiará os bolsistas que concluam, antecipadamente, os trabalhos de pesquisas. "Nossos pesquisadores terão um tempo hábil para fazer suas publicações e buscar uma inserção no mercado de trabalho, acadêmico ou empresarial", afirma o secretário Hélio Barros, presidente do Conselho da Funcap. O novo Programa está em fase de normatização.

Cotas de bolsas

A partir de 2007, os cursos de pós-graduação do Estado do Ceará avaliados pela Capes com conceito a partir de cinco, deverão apresentar proposta para receber cotas de bolsas de mestrado e doutorado da Funcap.

Em novembro, a Fundação publica um edital que orientará o processo. "Os cursos com conceito três e quatro, continuarão tendo os seus candidatos a bolsa avaliados individualmente pelas Câmaras de Assessoramento da Fundação", destaca o presidente da Funcap, José Vitorino de Souza. Candidatos a bolsa para cursar pós-graduação em outro estado também serão avaliados individualmente.


Data: 29/08/2006