Pesquisadores discutem representação e participação política no Brasil

Acontece, nos dias 31 de agosto e 1° de setembro, no Auditório Bicalho da UFMG e na Escola do Legislativo, o Seminário Internacional Representação e Participação Política no Brasil

Entre os principais temas do encontro está o resultado de recente pesquisa realizada por pesquisadores da UFMG sobre a percepção dos deputados federais brasileiros a respeito da democracia brasileira, da relação com seu partido, da avaliação do seu papel como representante e sua trajetória política.

Estão confirmadas as presenças de pesquisadores e estudiosos da UFMG, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), da Universidade Veracruzana (México) e da Universidade de Salamanca (Espanha).

Estudos Legislativos

O evento discutirá pesquisa realizada no segundo semestre de 2005 pelo Centro de Estudos Legislativos (CEL-DCP/UFMG), quando quando equipe de 13 pesquisadores entrevistou 134 dos 513 deputados federais.

Coordenada pela Universidade de Salamanca, a pesquisa Representação política e qualidade da democracia vem sendo realizada desde a década de 1990 em 17 países da América Latina. O Brasil era o único país que ainda não havia sido objeto deste estudo.

Além de iniciar discussões sobre os resultados obtidos no Brasil, serão apresentados trabalhos sobre as instituições participativas e representativas, a partir de estudos que estão sendo realizados no Centro de Estudos Legislativo (CEL-DCP) e no Projeto de Democracia Participativa (Prodep), ambos do Departamento de Ciência Política da UFMG.

Na ocasião, será lançado o livro Reforma Política no Brasil, organizado pelos professores Leonardo Avritzer e Fátima Anastasia, ambos do Departamento de Ciência Política da UFMG, e publicado pela Editora UFMG em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O lançamento será na Escola do Legislativo, no dia 31, às 19 horas.

Data: 25/08/2006