Ameaças à agricultura e perspectivas da pesquisa - Artigo de Carlos R. Spehar

Carlos R. Spehar - Pesquisador da Embrapa Cerrados

O grande desafio da pesquisa, nas gerações vindouras, será resgatar a co-existência de humanos e os demais seres. Esta, realizada durante milhares de anos, encontra-se ameaçada de extinção na agricultura moderna, agravada pelas grandes instabilidades climáticas resultantes da ação humana.

Sem o convívio perde-se a perspectiva de avanço do conhecimento e geração de tecnologia sobre o cultivo das plantas, reduzindo-se a competitividade agropecuária.

O menor convívio, exacerbado pela crescente homogeneidade agrícola, tem resultado em diminuição na variabilidade genética e na ocorrência das espécies silvestres de comunidades vegetais.

A diversidade, que se reflete na luxuriante vida dos ambientes tropicais, tem sido drasticamente substituída por "commodities" homogêneas, comprometendo todo um conjunto de tecnologia desenvolvida pela pesquisa.

Em artigo anterior (JC, 02-08-2006), comentamos sobre os efeitos das mudanças climáticas globais no cultivo e dispersão de plantas, ampliando sua abrangência, com conseqüentes ameaças à agricultura.

Contrabalançando com esse cenário negativo, os sistemas de cultivo têm grandes perspectivas de avanço, apoiados por técnicas modernas, como a biologia molecular.

Esta ferramenta possibilitará acelerar o melhoramento genético de plantas e animais; recuperar e aumentar a diversidade e a variabilidade; aprofundar o conhecimento em biologia; ampliar a percepção sobre o funcionamento individual e interativo entre os seres componentes de um sistema, melhorando a compreensão sobre os efeitos de variações ambientais na expressão gênica.

Seleção recorrente, assistida por marcadores moleculares, despontará como alternativa eficiente e complementar ao melhoramento tradicional para características poligênicas.

Observação, fator-chave na seleção praticada durante milênios de agricultura tradicional, deve ser intensificada, em apoio à atuação científica. Não há substituto para a observação e a ciência começa com ela.

Permitirá recuperar híbridos entre espécies cultivadas e silvestres próximas, resultando na transferência de genes e alelos condicionantes de adaptabilidade.

Esse fenômeno, ocorrendo de forma espontânea em várias plantas cultivadas, como nas famílias de crucíferas, asteráceas e amarantáceas, pode-se ampliar.

Assim, dever-se-ão encontrar genes de resistência à acidez do solo, elevados teores de alumínio, eficiência na utilização e na disponibilidade de nutrientes e água.

O amaranto granífero cultivado é um exemplo de aproveitamento dessa introgressão gênica. Cruzamentos interespecíficos de A cruentus x A. retroflexus ou A. viridis, tornam viável a transferência de genes, no sentido de melhor adaptar o cultivo a condições adversas.

Dentre as possibilidades de contornar limitações impostas pela agricultura moderna, uma delas é a manutenção de áreas povoadas por espécies silvestres associadas aos cultivos, para manutenção de bancos de genes e estudos da sua biologia.

Será equivalente a "cultivar" plantas invasoras ou indesejáveis, complementada pela amostragem de progênies nas diversas espécies, seguida pela sua caracterização, conservação e uso.

Uma ação representando a quebra de paradigma será a identificação de genes domesticação nas espécies silvestres. A seleção de tipos menos agressivos, sobre os quais se tenha algum tipo de controle nas fases biológicas, pode contribuir na mudança de populações, adaptando-as ao o manejo integrado.

A identificação de genes condicionantes de características funcionais e estabilidade de rendimento, a partir das espécies silvestres possibilitará sua transferência a espécies cultivadas diretamente ou por manipulação molecular.

Estudos de dinâmica populacional, sob diferentes condições de solo e de associação com espécies cultivadas e silvestres concorrentes, deverão contribuir à melhor compreensão das interações, resultando em manejo racional.

O conseqüente conhecimento dos potenciais e limites biológicos das espécies vegetais levará à descoberta de formas de interferência, úteis na programação de sistemas produtivos.

A função como indicadoras dos condicionantes de solo deverá ser mais bem explorada. Espécies e comunidades serão analisadas diante dessa perspectiva, contribuindo ao monitoramento dos sistemas agrícolas.

A pesquisa em instituições públicas deverá fortalecer o seu papel de alavanca, como a adaptação pioneira da soja às baixas latitudes, em décadas passadas.

As plantas menos exploradas não atraem, em um primeiro momento, a iniciativa privada. Portanto, espécies potenciais, que contribuem para diversificar a agricultura e as fontes de alimentos e matéria-prima, deverão ser contempladas.

Esta é uma oportunidade real que trará dividendos às instituições públicas.

No conjunto de ações, a pesquisa, enfocada de forma estratégica, contribuirá para consolidar os benefícios até então alcançados. Há oportunidades extraordinárias de estabelecer novos paradigmas aos sistemas de cultivo, com base na exploração diversificada.

A seguir, encontram-se sugestões, que manterão a vanguarda da pesquisa, na superação das limitações e ameaças comprometedoras do futuro:
I) Melhoramento genético participativo das espécies;
II) Criação de centro de apoio à diversificação da agricultura;
III) Identificação de formas de uso e iniciação de cadeias produtivas;
IV) Aperfeiçoamento de manejo integrado;
V) Ampliação conceitual e operativa da domesticação;
VI) Aperfeiçoamento da agricultura tradicional;
VII) Criação de centro de estudos avançados em agroecologia;
VIII) Monitoramento de impacto sobre o agro-ecossistema.

Data: 25/08/2006