Satélite do Gesac conecta mil alunos do Centro Digital do Ceará (CDC) e 40 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT)

Ministério das Comunicações autorizou compartilhamento do sinal

O projeto Centro Digital do Ceará (CDC): Tecnologia da Informação para o Negócio, o Emprego e a Renda, com 14 unidades implantadas no interior do Ceará, já atende a 1.120 alunos.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Hélio Barros, obteve no Ministério das Comunicações a garantia de que todos os CDC e os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) serão conectados por satélite à Internet de alta velocidade, por meio de compartilhamento com os pontos da rede Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC).

Os CDC em funcionamento têm apoio de parceiros. A HP Brasil e Fundação Abrinq são aliados no CDC Garagem Digital de Beberibe, Limoeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante.

O Instituto Centec ganhou edital nacional para, em convênio com o Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), receber 200 computadores doados pelo Banco do Brasil para a montagem de 20 CDC.

Foram instalados os de Aracoiaba, Reriutaba, Forquilha, Pedra Branca, Crateús, Nova Russas e Irauç7uba. Os de Miraíma e Fortaleza estão em obras.

Já iniciaram as aulas os CDC de Amontada, Barreira, Massapê e Eusébio, bancados pelo Fundo Estadual de Combate a Pobreza (FECOP), assim como o de Poranga, ainda em obras. Cada CDC tem a configuração mínima de 10 computadores e um servidor.

Os CDC Fecop e Garagem Digital têm equipamentos periféricos como data show, impressora a laser, máquina digital (foto e vídeo), scanner e softwares de edição de áudio e video, editores de páginas WEB. Dão atendimento a 80 alunos em duas turmas de 20 alunos, pela manhã e à tarde.

O Instituto Centec recebeu nesta quarta-feira 80 computadores doados pela Coelce que serão utilizados para implantar novas unidades do projeto CDC, informa Oriá. Segundo ele, até meados de setembro serão implantados mais sete CDCs, dos 40 previstos para este ano.

Com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), e com apoio da HP Brasil e da Fundação Abrinq, foram escolhidos para receber os novos CDC os municípios de Caririaçu, Santana do Cariri, Camocim e Pires Ferreira.

Alunos começam cursos de harware

O Instituto Centec conclui nesta semana o programa de capacitação para 100 instrutores que vão trabalhar nos 40 CDC. O treinamento foi dado no Currículo Educacional Microsoft, empresa com a qual o Instituto Centec tem parceria, para cinco turmas de 20 alunos.

Conforme Amaury Oriá, graças a uma parceria com a Intel, o Centec fará este mês a capacitação em hardware para a segunda turma de 20 alunos. As aulas começam nesta semana pelo CDC de Eusébio, para ensinar a montagem de computador, configuração e manutenção corretiva e periódica.

A metodologia Microsoft capacita nos fundamentos da computação, recursos de Internet, produção de sites, Excel, Access, Word e Power Point. "O curso funciona de modo diferente do Telecentro convencional", frisa o secretário.

Os alunos aprendem também a trabalhar com software livre pelo conteúdo CENTEXim (distribuição Linnux) com o pacote , BROffice, Gimp e Internet e Gestão de Pequenas e Médias Empresas.

Hélio Barros diz que o curso de hardware será implantado em todos os CDC com aulas sempre à noite e carga horária de 160 horas.

O objetivo é dar o acesso aos recursos da tecnologia da informação aos jovens, para capacitar por meio do computador e disseminar as habilidades digitais, como forma de apoio ao emprego não-agrícola no interior do Ceará.

Data: 25/08/2006