"Atlas de Saúde do Brasil": saúde na ponta dos dedos

Você já pode consultar no site do Ministério da Saúde, o "Atlas de Saúde do Brasil", com dados sobre mortalidade, morbidade e imunizações. "A idéia é dar visibilidade ao painel da saúde no país. Um mapa facilita a compreensão dos dados. É mais fácil entender indicadores numéricos do que em um gráfico ou em uma lista", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, na quarta-feira, no 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, no RJ.

Segundo ele, a experiência já foi feita com sucesso nos EUA e no Canadá.

A partir desta quinta-feira, o "Atlas de Saúde do Brasil" tem versão eletrônica, na Internet, direcionado a estudantes, profissionais de saúde e gestores públicos.

O projeto é fruto de parceria de órgãos ligados ao Ministério da Saúde com outras instituições, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que forneceu dados populacionais.

A novidade disponibiliza indicadores produzidos de 2000 a 2006. As informações são distribuídas por estados ou municípios. "Mostramos o que um estado tem de diferente do outro", disse Barbosa.

Ao acessar o item Mortalidade, por exemplo, o usuário encontra uma extensa lista de indicadores, incluindo causas externas, como violência.

Ao clicar em Violência, são exibidos vários índices relativos aos tipos de violência, como a agressão. A partir dali, chega-se aos índices de agressão que foram disponibilizados pelos serviços de saúde em todos os estados e municípios brasileiros.

De acordo com os índices disponíveis no novo serviço, os estados de São Paulo e do RJ apresentam índices de agressão que vão de 41,56 a 73 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Em MG e no Pará, esses índices são bem mais baixos, respectivamente 14,6 a 22,7 para cada 100 mil.

Os indicadores de morbidade incluem informações sobre doenças como Aids, dengue, febre tifóide, leishmaniose e tuberculose.
"Atlas de Saúde do Brasil": http://www.saude.gov.br/svs/atlas

Data: 25/08/2006