topo_cabecalho
Rezende recebe Carta de Vitória dos secretários municipais de CT&I

O ministro da C&T, Sergio Rezende, recebe na segunda-feira, em Recife, o novo presidente do Fórum Nacional de Secretários Municipais de C&T e secretário de C&T e Desenvolvimento do Recife, Florival Rodrigues de Carvalho.

Na audiência, o secretário entregará ao ministro a Carta de Vitória, resultado da 4ª Assembléia do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de C&T, realizada em 1º de junho último, em Vitória (ES).

O novo presidente do Fórum foi eleito também durante a 4ª Assembléia do Fórum. Ele apresentará ao ministro uma visão geral do Fórum e suas potencialidades para a difusão da C&T e Inovação nos municípios brasileiros.

Com o documento, os secretários municipais afirmam que querem "contribuir com o debate sobre o novo papel que a CT&I está cumprindo no desenvolvimento econômico, na competitividade e inclusão social no Brasil".

Eles destacam os avanços significativos alcançados na política de CT&I realizada pelo governo federal, especialmente em relação ao aumento da liberação de recursos destinados à área.

"Nesta nova fase da economia brasileira, existe consenso sobre a importância que adquire a CT&I para a ampliação da competitividade da economia brasileira por meio da inovação tecnológica nas pequenas, médias e grandes empresas", ressalta o documento que será entregue a Rezende.

Como exemplo dos avanços alcançados no setor, a carta cita o aumento dos recursos executados pelos Fundos Setoriais e os novos recursos destinados às empresas de base tecnológica para a exploração de novas tecnologias, por meio da ampliação dos números de editais orientados a fortalecer a relação das empresas com o setor do conhecimento.

Sublinha, ainda, que a Lei de Inovação tem gerado grande expectativa no setor empresarial, nas Universidades e nos Centros de Pesquisa, "fundamentalmente pelas possibilidades de criar condições positivas em um novo ambiente de inovação para aprimorar o desempenho das empresas, de forma a produzir novos produtos com maior valor agregado e a concorrer em um ambiente cada vez mais globalizado e competitivo no mundo contemporâneo".

Uma das solicitações do documento requer que o MCT, por meio de suas diversas secretarias, reforce seu sistema de apoio aos municípios.

Os secretários querem melhorar a capacitação municipal na formulação de projetos e também pretendem, segundo o documento, "que os municípios concorram a recursos de forma mais eqüitativa com as entidades tradicionalmente apoiadas pelas políticas públicas da área de CT&I".


Data: 25/08/2006