CPqAM sedia segundo Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos transmissores de doenças tropicais

O Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove, de 29 de agosto a 1º de setembro, o II Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais (Entomol 2)

O evento, que acontece no auditório do CPqAM, no campus da UFPE, Cidade Universitária, tem como objetivo promover a discussão de temas contemporâneos da biologia de insetos transmissores de doenças que, ainda hoje, representam um sério problema de saúde pública no Brasil, como a dengue, a filariose, a leishmaniose, entre outras.

A conferência de abertura será ministrada às 19h do dia 29, pela pesquisadora Mary Ann McDowell, da Universidade de Notre Dame (EUA). Na ocasião, a cientista falará sobre "New frontiers in sandflies studies: genome project and future inplications" (Novas fronteiras nos estudos de flebotomíneos: projeto genoma e implicações futuras). Não haverá tradução simultânea.

De acordo com Sinval Brandão Filho, chefe do Departamento de Imunologia do CPqAM e coordenador do evento, o Entomol 2 pretende promover a discussão de temas contemporâneos da biologia de insetos vetores de doenças tropicais, o fortalecimento e a integração dos grupos de pesquisa atuantes nesta área do conhecimento.

O workshop é direcionado a pesquisadores, técnicos e estudantes que trabalham em áreas relacionadas à entomologia molecular,epidemiologia e controle de doenças transmitidas por vetores.

A programação do Entomol 2 contará com seis sessões temáticas com palestras sobre temas que abordam desde a epidemiologia até a biologia molecular dos insetos transmissores de doenças.

Entre os assuntos principais, podem-se destacar o controle alternativo de mosquitos vetores, os mecanismos de resistência aos biolarvicidas bacterianos, as metodologias para prevenir e detectar o crescimento populacional do Aedes aegypti, os carrapatos e a transmissão da febre maculosa, as peculiaridades do vetor da leishmaniose, a relação patógeno e vetor e as perspectivas relacionadas aos mosquitos vetores.

O destaque é a presença da pesquisadora do Departamento de Entomologia CPqAM, Leda Régis, que apresentará a metodologia usada na detecção e prevenção de surtos de crescimento populacional de Aedes aegypti, e dos pesquisadores Margareth Capurro, da USP, e Luciano Andrade Moreira, da Fiocruz Minas Gerais, que trabalham com mosquitos transgênicos.

A programação completa do workshop está disponível no site do evento na internet: http://www.cpqam.fiocruz.br/entomol2. Outras informações pelos fones (81) 2101.2562; 2101.2640 ou pelo e-mail entomol2@cpqam.fiocruz.br

Data: 24/08/2006