topo_cabecalho
Simpósio debate políticas públicas na educação superior

Estudantes, professores, reitores, advogados e especialistas em Direito vão discutir reforma universitária e políticas públicas na educação superior, tema principal do 3º Simpósio Nacional de Direito Educacional, que será aberto sexta-feira, às 9h, no Centro de Extensão Universitária (CEU), em SP.

O
ministro da Educação, Fernando Haddad, participa do simpósio, no mesmo dia, às 14h, quando falará sobre a reforma universitária proposta pelo governo federal.

O simpósio será aberto por José Roberto Covac, coordenador do Curso de Direito Educacional do CEU, que falará sobre a intervenção do Estado nos processos de autorização e reconhecimento de cursos e credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior. Em seguida, haverá debate.

O tema seguinte será Os Sistemas de Avaliação do Ensino Superior, abordado por Paulo Alcântara Gomes, reitor da Universidade Castelo Branco, e o debate terá a participação de Arnaldo Niskier, secretário de Educação do Rio de Janeiro.

No período das 14h às 18h, além do ministro Fernando Haddad, o simpósio terá a participação do advogado Ives Gandra da Silva Martins, presidente do CEU; de Edson Nunes, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); e de Maria Garcia, coordenadora do Curso de Direito Educacional do CEU.

O seminário visa também estudar temas da educação brasileira, como o projeto de lei que pretende revogar a Lei 9.394, de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases de Educação; a restrição ao capital estrangeiro; limites do Estado ao poder de avaliar, autorizar, reconhecer cursos, credenciar e recredenciar instituições superiores; o Conselho Nacional como órgão de Estado, dentre outros.

A promoção é do CEU, que fica na Rua Maestro Cardim, 370, Bela Vista (Metrô São Joaquim), 01323-000 São Paulo SP, telefone (11) 3251-5377. Outras informações no sítio http://www.ceu.org.br


Data: 24/08/2006