topo_cabecalho
Olimpíadas de Ciência podem ter o apoio do CNPq

O CNPq seleciona propostas de projetos para realização de Olimpíadas de Ciência, no âmbito do Programa de Educação em Ciência e Tecnologia

As Olimpíadas são um importante instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental e médio, e para identificar jovens talentos que podem ser estimulados a seguir carreiras científico-tecnológicas.

O apoio do CNPq para a realização de olimpíadas acontece em várias áreas do conhecimento, como a física, química, matemática, astronomia, oceanografia, saúde e meio ambiente, entre outras.

As propostas podem ser inscritas até às 18h de 4 de outubro, pelo Formulário On-line, disponível na página do CNPq. O valor global de recursos para apoiar os projetos será de R$ 1 milhão, do Tesouro Nacional.

Participação internacional

A participação dos estudantes nas Olimpíadas é o primeiro passo para levá-los as competições internacionais. Em julho deste ano, os alunos brasileiros conquistaram medalha de bronze na 38ª Olimpíada Internacional de Química, realizada na Coréia do Sul.

Outra participação importante foi a classificação de doze estudantes brasileiros, em 2006, para as olimpíadas internacionais da área de física. Esses alunos formarão as delegações brasileiras que irão participar das Olimpíadas Ibero-americana de Física, a ser realizada entre os dias 23 e 30 de setembro em Coimbra, Portugal, e da 37ª Olimpíada Internacional de Física, em Singapura.

Veja aqui o Edital na íntegra: http://www.cnpq.br/editais/ct/2006/041.htm


Data: 24/08/2006