topo_cabecalho
Biofábrica Moscamed Brasil será inaugurada nesta sexta-feira, com a presença do ministro da C&T e da Agricultura

Localizado no Vale do Rio São Francisco, Bahia, o empreendimento busca o controle da principal praga da fruticultura brasileira

Para a inauguração, às 10h desta sexta-feira, está prevista a presença dos ministros da C&T, Sergio Rezende, e da Agricultura, Luiz Carlos Guedes, entre outras autoridades.

A fábrica produzirá 200 milhões semanais de insetos vivos estéreis usados no controle biológico da mais importante praga da fruticultura brasileira, a moscamed, mosca-do-mediterrâneo.

Trata-se da primeira fábrica nessa área implantada no Brasil, com a mais avançada tecnologia no combate de pragas disponível no mundo. É também um grande exemplo de inovação tecnológica aplicada ao agronegócio.

Os machos estéreis produzidos na fábrica serão usados dentro de um sistema integrado de manejo de pragas da fruticultura. Os machos estéreis cruzam com as fêmeas da natureza que acabam colocando ovos não fecundados nos frutos, resultando em eliminação da população da praga.

A Biofábrica Moscamed insere o Brasil no uso da tecnologia que é usada nos países mais desenvolvidos nesta metodologia (Japão, EUA, Espanha, Argentina, México, Austrália).

A utilização desta técnica permite a produção de frutas frescas para o mercado interno e para o mercado externo que é extremamente exigente em termos quarentenários e de segurança alimentar, aumentando a competitividade das frutas brasileiras no mercado mundial.

Com isso aumenta-se a geração de emprego e aumenta-se a renda dos produtores da região.

A produção das moscas iniciou-se no mês de abril, em caráter experimental. Hoje, são produzidos 4 milhões de moscas por semana.

Segundo dados da diretoria da Biofábrica, o custo anual de manutenção estimado para a produção de 200 milhões de insetos por semana é de R$ 9 milhões.

Os recursos virão da arrecadação de taxa fitossanitária cobradas apenas para as frutas frescas que saem do Vale do São Francisco; da venda direta aos governos estaduais; e da exportação para a província de Valença, na Espanha, e para o Marrocos.

Saiba mais sobre a Biofábrica no site http://www.moscamed.org.br


Data: 24/08/2006