Curso de História da UFCG obtém conceito máximo no Enade

O curso de História da Universidade Federal de Campina Grande firma-se como um dos melhores cursos de formação de historiadores no Estado da Paraíba e na Região Nordeste, tendo em vista a manutenção do conceito de excelência (5,0 – cinco) na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade. Desde que começou a ser avaliado pelo antigo Provão que o curso atinge o conceito máximo, mantendo o mesmo resultado no Enade 2005 ao ser o único curso da Paraíba a atingir a citada nota.

Formado por um quadro docente composto por 18 professores, dos quais 9 são doutores, 5 doutorandos e 4 mestres, o curso de História, coordenado pelo professor Iranilson Buriti (foto), organiza-se de forma a contribuir com o aluno através de uma leitura historiográfica múltipla, colocando em discussão os olhares das historiografias política, econômica, social, cultural e pós-crítica.

O curso possui quatro grupos de estudo e pesquisa em atuação, os quais reúnem alunos e professores dos mais diferentes pensamentos teóricos para discutirem e dialogarem com as novas linguagens historiográficas que emergiram após a década de 80, o que permite uma atualização constante tanto dos alunos quanto dos professores.

Outro índice de excelência do curso de História pode ser representado pela produção científica dos professores e dos alunos, os quais, além da publicação de livros, artigos em periódicos nacionais e internacionais, têm participado dos eventos mais significativos para a área, tais como os simpósios nacionais e regionais de História.

Data: 24/08/2006