topo_cabecalho
II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, de 7 a 9 de setembro, na PUC-Rio

Evento promovido pelos Programas de Pós-graduacão Interdisciplinar de Lingüistica Aplicada da UFRJ e de Pós-graduação em Letras da PUC-Rio, dá continuidade ao primeiro simpósio, realizado em maio de 2001

Site: http://www.letras.puc-rio.br/identidade2006/default.php

Leia aqui o comentário escrito sobre o simpósio por uma de suas organizadoras, Liliana Cabral Bastos, professora e pesquisadora da PUC-Rio:

O primeiro simpósio teve grande repercussão não só pelo interesse que a temática das identidades desperta no mundo acadêmico e fora dele atualmente, como também pela singularidade de sua natureza multi e transdisciplinar.

Ainda que, na academia e, principalmente, nas agências de pesquisa, se reconheça a necessidade e a relevância de epistemologias que atravessem várias áreas do conhecimento, os limites das associações científicas freqüentemente não possibilitam espaços para trocas entre áreas do conhecimento e nem fomentam percursos de investigação de tal natureza, o que vem justificar sobremodo a continuação de investimentos nesse evento.

A problemática da identidade continua atraindo, neste início de milênio, um grande número de pesquisadores, em um mundo que se repensa continuamente, provavelmente como efeito das sociedades altamente reflexivas em que estamos situados.

Vivemos sob um leque de possibilidades identitárias que questionam muitas das histórias que nos contaram sobre quem poderíamos ser e que se constituem agora como projetos contingenciais sobre quem podemos ser, levando a incertezas, indagações e questionamentos cotidianos.

Paralelamente a práticas sociais que defendem políticas de identidades, nos defrontamos hoje com organizações políticas pós-identitárias, apontando novas formas de sociabilidade, que constituem, em muitos círculos, o grande projeto político contemporâneo.

Não é de estranhar, portanto, que tal temática faça parte da agenda de pesquisa de praticamente todas as áreas de conhecimento nas Ciências Humanas e Sociais: da Lingüística ao Design, da Geografia à Administração, da Literatura à Saúde Coletiva.

Além disso, tem sido comum também, em várias áreas do conhecimento, a compreensão de que o discurso é o objeto central de estudo para ter acesso a como nos tornamos as pessoas que somos ou que podemos ser.

Provavelmente, o fato de a tecnologia, que alimenta einstrumentaliza a globalização, depender, crucialmente, das redes de comunicação, explica como a palavra e outros meios semióticos (imagens, sons, vídeos, fotos, cores etc.) se tornaram centrais em nossas sociedades hipersemiotizadas.

Essa tendência tem sido chamada de a "virada discursiva", a qual acoplada à "virada icônica", nas Ciências Humanas e Sociais, tem enfatizado a natureza constitutiva do discurso no mundo social.

Assim, o simpósio se caracterizará por prestigiar pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas que focalizam a relação entre o discurso, a identidade e a vida social, compreendendo três eixos temáticos interligados, e terá um vetor multi e transdisciplinar, abrigando pesquisadores de vários campos do conhecimento, que atuam dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos.

Compreendendo as identidades como heterogêneas, híbridras, múltiplas, e como performances contingenciais, o simpósio focalizará identidades relativas a classe social, gênero, sexualidade, etnia, raça, profissão, ocupação, nacionalidade, região, religião etc. e prestigiará trabalhos que focalizem pesquisa teórica e empírica de qualquer natureza dentro do escopo das áreas que compõem a Comissão Científica.


Data: 23/08/2006