Capes divulga vencedores do prêmio portal de periódicos

Foram escolhidos os ganhadores do concurso promovido pela Capes sobre a Influência do Portal de Periódicos na Pós-Graduação Brasileira.

Os premiados nas quatro categorias: pesquisador-docente, estudante de doutorado, estudante de mestrado, e melhor trabalho de bibliotecário receberão R$ 3 mil, cada um.

O vencedor na categoria de pesquisador-docente foi Gláucio Ary Dillon Soares, do Instituto Universitário de Pesquisas do RJ (Iuperj), com o trabalho "O uso do Portal de Periódicos Capes em Sociologia e Ciência Política".

Na categoria de bibliotecário, o ganhador foi João de Melo Maricato, da Unesp, que apresentou o trabalho "A área de Plasma no Brasil e o impacto do Portal de Periódicos da Capes em seu desenvolvimento: um estudo cienciométrico a partir dos Grupos de Pesquisa Cadastrados no CNPq".

O prêmio na categoria de aluno de mestrado foi para Luiz Cláudio Gomes Maia, da UFMG, com o trabalho "Uso de Periódicos Eletrônicos: um estudo o Portal de Periódicos da Capes na Universidade Federal de Minas Gerais".

Na categoria de aluno de doutorado foi vencedor Noboru Jo Sa-Kabe, da USP, com o trabalho "A Influência do Portal de Periódicos da Capes na Pós-Graduação Brasileira - Análise da cobertura do Portal de Periódicos da Capes baseada na disponibilidade de artigos em publicações de alto nível".

O concurso foi lançado em dezembro de 2005, para estimular e reconhecer o trabalho científico e tecnológico dos pesquisadores e os benefícios obtidos pela facilidade das coleções disponíveis no Portal de Periódicos.

Os trabalhos foram julgados por comissão composta por representantes da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Unicamp e da Fundação de Amparo à Pesquisa de SP (Fapesp).

A data da solenidade de entrega dos prêmios ainda não foi marcada.

Para o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, a realização desse concurso permitiu que o Portal ampliasse sua função.

"Além de ser uma fonte de pesquisa e informação, o Portal se converteu também em um objeto de estudo. Quanto mais as pessoas estudarem e conhecerem esse serviço, mais oportunidade teremos de fortalecê-lo e aperfeiçoá-lo", destaca.

Criado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual, de fácil acesso à informação científico-tecnológica mundial, que atinge professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e pessoal técnico-administrativo de instituições de 182 instituições.

O serviço oferece, atualmente, 10.423 periódicos com textos completos em todas as áreas do conhecimento e 120 bases de dados referenciais.

Data: 23/08/2006