CNPq apóia propostas para realização de Olimpíadas Científicas

O CNPq está selecionando propostas de projetos para realização de Olimpíadas de Ciência, no âmbito do Programa de Educação em Ciência e Tecnologia

As Olimpíadas são importante instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental e médio, e para identificar jovens talentos que podem ser estimulados a seguir carreiras científico-tecnológicas.

O apoio do CNPq para a realização de olimpíadas acontece em várias áreas do conhecimento, como a física, química, matemática, astronomia, oceanografia, saúde e meio ambiente, entre outras.

As propostas podem ser inscritas até às 18h do dia 04 de outubro, pelo Formulário On-line, disponível na página do CNPq. O valor global de recursos para apoiar os projetos será de R$ 1 milhão, do Tesouro Nacional.

Participação internacional

A participação dos estudantes nas Olimpíadas é o primeiro passo para levá-los as competições internacionais. Em julho deste ano, os alunos brasileiros conquistaram medalha de bronze na 38ª Olimpíada Internacional de Química, realizada na Coréia do Sul.

Outra participação importante foi a classificação de doze estudantes brasileiros, em 2006, para as olimpíadas internacionais da área de física.

Esses alunos formarão as delegações brasileiras que participarão da Olimpíada Ibero-americana de Física, que se realiza de 23 a 30 de setembro em Coimbra, Portugal, e da 37ª Olimpíada Internacional de Física, em Singapura.

Veja aqui o Edital na íntegra: http://www.cnpq.br/editais/ct/2006/041.htm

Data: 23/08/2006