topo_cabecalho
Evento reúne autoridades mundiais em física nuclear no Rio

Cerca de 400 pesquisadores em física nuclear de todo o mundo estarão reunidos no RJ a partir do próximo dia 28, na 9ª Conferência Internacional sobre Colisões de Núcleos contra Núcleos.

O encontro, considerado um dos mais importantes nesta área, é promovido pela União Internacional de Física Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Física (SBF), e conta com o apoio do Ministério da C&T, através do CNPq e Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), além de diversas outras instituições nacionais e internacionais.

As mais renomadas autoridades em física nuclear - responsáveis pelos grandes projetos desenvolvidos nesse campo de pesquisa - participam do evento, durante o qual serão debatidos temas de ponta na matéria.

Uma das sensações do encontro deverá ser a divulgação da detecção do neônio 17, um tipo especial dentre os chamados núcleos exóticos barromeanos, cujo halo é formado por prótons e, não, por nêutrons.

Aceleradores de partículas; colisões de núcleos em altas e em baixas energias; fusão e fissão nucleares; elementos superpesados; astrofísica nuclear; aplicações e desenvolvimentos tecnológicos da física nuclear são alguns dos assuntos em pauta na Conferência.

As duas últimas edições desse encontro, que se realiza a cada 3 anos, aconteceram em Estrasburgo (França) e Moscou (Rússia).

Para os especialistas, a vinda da Conferência para o Brasil é um sinal de respeito e de reconhecimento da comunidade internacional pela maturidade que a pesquisa em física nuclear alcançou no país.

"A física nuclear está mais ativa e efervescente do que nunca; basta ver a quantidade de verbas aplicadas nessa área atualmente no mundo", afirma o pesquisador Mhir Hussein, do Instituto de Física da USP.

O Instituto de Física da USP é uma das instituições que apoiam o encontro, junto com o Centro Latino-Americano de Física, o Centro Internacional de Física Teórica, a Capes, as Fundações de Apoio à Pesquisa dos estados de SP (Fapesp) e RJ (Faperj), e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A 9ª Conferência Internacional sobre Colisões de Núcleos contra Núcleos será realizada de 28 de agosto a 1º de setembro, no Rio Othon Hotel, em Copacabana.

Mais informações no site http://www.nn2006.com.br/IX_conference.php .


Data: 23/08/2006