Opinião - Bodas de prata do Posto de Assistência Primária à Saúde – PAPS

O Posto de Assistência Primária à Saúde – PAPS, órgão de saúde da UFCG/CFP, completou nesse 28 de julho de 2006, vinte e cinco anos de funcionamento com bons serviços prestados à comunidade de Cajazeiras e região.

Inácio Andrade Torres - Professor do CFP/UFCG e Estomatologista do PAPS.

Localizado no bairro Casas Populares, em Cajazeiras, e mantido atualmente pela Universidade Federal de Campina Grande, o PAPS constitui-se em um órgão prestador de serviços primários de saúde. Um eficaz e eficiente serviço, cuja programação, além da atenção básica e assistência ambulatorial, inclui ensino, pesquisa e extensão - o tripé fundamental da universidade.

Inicialmente, o PAPS significou uma prática de atuação de serviços de saúde, executada única e exclusivamente pelo pessoal de Enfermagem, caracterizando uma visão precursora e uma experiência pioneira dessa profissão em termos de Paraíba e talvez de Brasil. A existência dessa experiência foi registrada pela sanitarista Dra. Maria Goreti do Nascimento Andrade, à época professora da UFPB, por ocasião do Congresso Brasileiro de Enfermagem, acontecido em Manaus, de 2 a 7 de agosto de 1981.

A exposição da professora Goreti Andrade fomentou proveitoso questionamento, servindo como subsídio para a criação de outros postos pelo Brasil afora, bem como disseminou um novo espírito dentro da enfermagem, contribuindo para o desenvolvimento da categoria e sobretudo da saúde pública.

Na verdade, no âmbito da Ciência Enfermagem, o PAPS é um modelo criado em Cajazeiras, cuja replicagem verificou-se no Programa Saúde da Família, concebido em dezembro de 1993 e implementado em 1994. Realce-se: um modelo que deu certo pela determinação dos que atuaram nesse serviço, desde seus idealizadores e fundadores, professores Inácio Andrade Torres, José Antônio de Albuquerque, Maria Rita de Oliveira e Maria Goreti do Nascimento Andrade; gestores, pela ordem, Maria Goreti do N. Andrade, Francisca Bezerra de Oliveira, Maria do Carmo Andrade Duarte, Romércia Maria de Sousa e Francisca Victor de Sousa; e funcionários Aléssia Costa Moura (Técnico administrativo), Arlindo Fonseca de Sousa (Odontólogo),  Cícera Rolim de Sousa (Técnica em Enfermagem), Jeruíza Pereira da Silva (Odontóloga), Maria da Piedade Andrade (Auxiliar de serviço), Maria do Socorro Costa Moura (Auxiliar de serviço), Ana Cleide Pinheiro (Técnica em Enfermagem), Maria Roseli Lopes de Sousa (Técnica em Enfermagem), Martha Ruth Fernandes (Odontóloga), Maria Teresa de Vasconcelos Sobral (Médica), Selda Heloisa Cavalcante Pereira (Médica), Fransico Sales Almeida Silva (Médico),  Maria de Fátima Pinheiro (Enfermeira), Júlio César Pereira (Técnico administrativo), Cícero Pereira da Silva (Técnico administrativo), Lúcia Vieira Rolim (Auxiliar de serviço), Alaíde Rolim (Auxiliar de serviço) e Ana Beatriz Sarmento (médica) e a comunidade do Bairros Casas Populares, São José, Conjunto do IPEP e adjacências.Todas essas pessoas e comunidades sempre trataram com entusiasmo e zelo esse posto.

Retornemos ao repertório histórico. O tempo passara rápido. O PAPS resistiu as dificuldades e permaneceu servindo às comunidades sobretudo as mais despossuídas. A experiência de Enfermagem mostrou que havia necessidades da presença de outros profissionais. Vieram os odontólogos e os médicos. Tornou-se campo de estágio, não só para alunos concluintes do Curso Técnico em Enfermagem, mas também para alunos de medicina, odontologia, farmácia, nutrição, fisioterapia e educação física, participantes do Programa Estágio Rural Integrado/ERI, do Centro de Ciências da Saúde/CCS, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, sediado em João Pessoa.

Serviu de escola para muitos acadêmicos da área de saúde e de campo de pesquisa para docentes e discentes de pós-graduação. Mais recentemente, graças ao empenho da direção da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras/ESTC, gerenciada pela professora Marilena Maria de Sousa, e da direção anterior do Centro de Formação de Professores, da UFCG, que teve como gestor o professor José Maria Gurgel, o PAPS apresenta-se com uma nova estrutura, que lhe confere a dinâmica de um posto vivo, com profissionais cujas competência e habilidade permitem a continuidade de sua missão, a de assistir a população de sua área programática quer no tocante a atenção básica em saúde, quer na estimulação da prática e do exercício da cidadania.Por tudo isso, temos a crença de que o PAPS, nestes seus 25 anos de funcionamento, merece a louvação e os parabéns de todo o povo de Cajazeiras.

Data: 22/08/2006