LBA produz materiais de divulgação científica para que o grande público entenda o que ele pesquisa

Em vídeo e textos de divulgação científica, LBA divulga a importância e os resultados de suas pesquisas

O Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA - lba.inpa.gov.br) é uma das maiores experiências científicas do mundo na área ambiental.

É composto por um volumoso programa de estudos, liderado pelo Brasil, coordenado cientificamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, Amazonas.

O Programa LBA tem cooperação internacional, envolvendo mais de 130 propostas diferentes de pesquisa, já executadas ou em execução.

Estas pesquisas tornaram disponíveis aos povos amazônicos, à população e à comunidade científica do mundo todo, um enorme acervo de conhecimentos inéditos sobre a Amazônia.

Nunca antes tantas novas informações sobre essa região do planeta foram coletadas e sistematizadas num só programa de estudos.

Para que educadores, estudantes do ensino médio, gestores públicos, jornalistas, ambientalistas e a sociedade possa entender o que o LBA pesquisa, foi criado um plano de comunicação para a criação de diversos produtos de divulgação científica.

Dentro das ações de comunicação houve a reformulação do website, a produção de um vídeo em DVD de 8 minutos nas versões português, inglês, e espanhol, e estão sendo elaborados textos de divulgação científica sobre as pesquisas, escritos em linguagem de fácil leitura para o público leigo.

Uma publicação impressa com informações gerais, encontra-se em produção. Todas essas ações visam consolidar o Programa LBA, bem como as pesquisas desenvolvidas pelo Inpa.

Os primeiros textos de divulgação sobre as pesquisas encontram-se publicados na página lba.inpa.gov.br/lba/?p=releases&t=1 de sua homepage.

Eles podem ser reproduzidos na íntegra desde que citada a fonte, ou utilizados como sugestão de pauta por jornalistas interessados em produzir matérias sobre os temas.

Os contatos dos pesquisadores responsáveis pela pesquisa publicada, encontram-se ao final de cada texto.

Conheça os textos já publicados:

- O Programa LBA (versões em português e espanhol e inglês em produção)

- Pesquisa avalia possíveis impactos da mudança do clima associados ao desmatamento da Floresta Amazônica. Pesquisador: José Antonio Marengo Orsini

- Cientistas estudam como a destruição da Amazônia causa mudanças no clima a América do Sul e do mundo. Pesquisador: Paulo Artaxo

- Cientistas criam programa de computador que simula alternativas para salvar a Amazônia da catástrofe ambiental. Pesquisador: Britaldo Silveira Soares Filho

- Ozônio proveniente de queimadas pode estar afetando a produção de soja na Amazônia. Pesquisadora: Patricia Bulbovas

- Cientistas do LBA mostram como os sistemas agro-florestais podem reverter a degradação da Amazônia. Pesquisador: Flávio Luizão

- Cientistas associam mudanças na água dos rios amazônicos ao aumento das pastagens. Pesquisador: Alex Vladimir Krusche

- Cientistas mostram que reservas florestais comunitárias podem retardar a fragmentação da floresta amazônica. Pesquisador: Mateus Batistella

- LBA ensina comunidades florestais da fronteira oeste do Brasil a usarem satélites e GPS para planejar o uso da terra. Pesquisador: Irving Foster Brown

Escritório Central do Programa LBA/Inpa, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Campus 2, Bairro Aleixo, Manaus, AM, CEP 69060-001
Fone: (92) 3643-3636; Fax: (92) 3236-5131.

Data: 22/08/2006