Encontro vota moções rivais sobre planetas

Na semana passada, duas novas propostas foram colocadas em consulta

Astrônomos
do mundo inteiro estão divididos sobre o número de planetas do Sistema Solar, que pode subir para 12 numa votação que acontece nesta quinta-feira em Praga, se aprovada uma proposta da IAU (União Astronômica Internacional).

Na semana passada, duas novas propostas foram colocadas em consulta. Na primeira, Plutão perde seu status e o número de planetas cai para oito.

Na segunda, os corpos que orbitam além de Plutão entrariam na conta -o que elevaria a centenas o número de planetas.

A primeira proposta, do uruguaio Julio Ángel Fernandez, ganhou apoio inesperado. Um dos apoiadores é Mike Brown, descobridor de vários candidatos a planeta, inclusive o novo "rival" de Plutão, o 2003 UB313.

Alan Boss, da Carnegie Institution (EUA), não se diz preocupado com danos morais a Plutão se a proposta passar.

"Se professores, jornalistas e cientistas continuarem chamando Plutão de planeta, a prática sobre como ele é definido sobrepujará qualquer definição oficial".

Data: 22/08/2006