Agência Espacial Brasileira promove noite de observação dos tesouros celestes

Cerca de 800 alunos de Taguatinga, cidade satélite do Distrito Federal, terão nesta terça-feira uma noite incomum. A aula mudará, excepcionalmente, de local e horário para ser realizada em meio a telescópios, estrelas e novidades. Eles participarão de uma observação astronômica promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Segundo o astrônomo João Batista Canalle, da Uerj, que conduzirá a observação, estarão visíveis nesse dia o planeta Júpiter, a Lua e a constelação de Escorpião, com a vantagem de serem apreciados com mais detalhes que a olho nu.

"Se tivermos sorte poderemos ver satélites artificiais e estrelas cadentes".

Os estudantes também devem ter algumas surpresas. Os equipamentos permitirão enxergar um grupo de 10 a 20 estrelas que, pela diversidade de cores, lembram pedras preciosas e se tornaram conhecidas pelo simpático nome de "caixinha de jóias".

Dependendo da poluição luminosa do local e das condições do tempo, o céu os brindará com os ninhos de estrelas (aglomerados dos objetos celestes que mal se distinguem um do outro).

A atividade será realizada pelo AEB Escola, programa da Agência Espacial que busca estimular o interesse sobre a temática espacial e despertar o interesse pela ciência e tecnologia.

O evento conta com o apoio do Clube de Astronomia de Brasília (CasB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade do Estado do RJ (Uerj) e Secretaria de Educação do DF.

A observação noturna começa às 19h30 e os participantes poderão participar participar também de uma oficina para construção de lunetas com PVC e de duas palestras: uma sobre a Missão Centenário e o vôo do primeiro astronauta brasileiro e outra sobre astronomia.

Também será montada na escola uma exposição institucional sobre o programa espacial brasileiro.

Para Professores - De terça-feira (22) a quinta-feira (24), o AEB Escola promove também mais um módulo do curso de Astronáutica e Ciência do Espaço. O tema dessa semana será "Experimentos Didáticos para o Ensino de Astronomia".

Cerca de 40 professores do Distrito Federal devem participar do curso. As aulas acontecem na sede da AEB, situada à SPO - Área 5 - Quadra 3 - Bloco Q, de 8h as 12h.

Serviço:

Noite de Observação Astrômica
Local: Centro de Ensino Médio Ave Branca - Taguatinga Centro
Endereço: QSA 06/07
Horário: de 18:30 às 22h
Participantes: professores, alunos e comunidade local
Astronáutica e Ciência do Espaço
Local: AEB